Cultura

Fotógrafo de Penápolis cria exposição com fotos atuais de antigas estações

Projeto de Angelo Baccili recebe incentivo da Lei Aldir Blanc e visa resgatar a história das estações ferroviárias

Manu Zambon  - Hojemais Araçatuba
07/01/21 às 22h10
Estação em Pirajuí (Foto: Angelo Baccili)

O fotógrafo Angelo Baccili, de Penápolis (SP), registrou as antigas estações ferroviárias em 25 cidades paulistas. Os cliques foram transformados na exposição fotográfica “Pare, Olhe e Escute – O passado e o presente na estrada de ferro noroeste do Brasil”, disponível no canal do Youtube. 

O projeto, que recebe o incentivo da Lei Aldir Blanc de emergência cultural, visa resgatar a história das estações ferroviárias do Estado de São Paulo.

Na época que fez as fotos, Angelo também teve a participação de Rafael Freitas nos registros e idealização do projeto. No entanto, a exposição conta apenas com imagens de Angelo, que são mais panorâmicas dos locais e em preto e branco. 

Abandono

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As fotos mostram estações a partir de Bauru (distante a 190 km de Araçatuba), até Castilho. Os registros foram feitos em três meses. As edições foram feitas durante um mês.   

Angelo comenta que ficou surpreso com a situação atual das estações. Ele conta que a grande maioria está deteriorada, servindo até mesmo como um ponto para usuários de drogas. 

Os locais mais abandonados, segundo Angelo, foram as estações de Lins e Pirajuí, que possuem prédios bonitos e grandes, mas malcuidados e com grande volume de lixo e entulhos. 

Confira o vídeo com a exposição Pare, Olhe e Escute:

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.