Geral

Procon exigirá que Apple disponibilize carregadores para consumidores que pedirem

Novos modelos de Iphone serão vendidos sem carregador, para ajudar a reduzir a emissão de carbono e o lixo eletrônico

Da Redação - Hojemais Araçatuba
02/12/20 às 09h24

O Procon-SP informou em nota nesta quarta-feira (2), que exigirá da Apple que forneça o carregador para os clientes que comprarem os novos Iphones e exigirem o equipamento.

O órgão cita que notificou a Apple para explicar sobre a venda de novos modelos de Iphone sem o carregador e teve como resposta que existem muitos desses dispositivos no mundo e que os novos não são utilizados. Diante disso, tomou a decisão de vender os aparelhos sem carregador, com o objetivo ajudar a reduzir a emissão de carbono e o lixo eletrônico.

"O Procon-SP entende que, ao comprar um novo aparelho, o consumidor tem a expectativa de que não só o iPhone apresentará melhor performance, como também o adaptador de energia (carregamento do aparelho mais rápido e seguro); lembrando que o dispositivo é peça essencial para o uso do produto" , informa a nota.

Risco

Ainda de acordo com o órgão, a Apple não demonstra em sua resposta que o uso de adaptadores antigos não possa comprometer o processo de carregamento e segurança do procedimento, tampouco que o uso de carregadores de terceiros não será usado como recusa para eventual reparo do produto durante a garantia legal ou contratual.

Além disso, por se tratar de uma mudança significativa e profunda na forma de comercialização do produto, já que a o smartphone costuma ser vendido com o carregador, a obrigação de informar o consumidor sobre essa alteração é potencializado - o que não aconteceu, na análise do Procon-SP.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa não demonstra ganho ambiental com a alteração

"É incoerente fazer a venda do aparelho desacompanhado do carregador, sem rever o valor do produto e sem apresentar um plano de recolhimento dos aparelhos antigos, reciclagem etc. Os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem", afirma o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Ele acrescenta que apesar de informar que, ao retirar os carregadores da caixa, promoveria redução da emissão de carbono, de mineração e uso de materiais preciosos, a empresa não demonstra esse ganho ambiental.

Descarte

Além disso, cita que a Apple não apresenta nenhuma ação sobre uma possível aplicação de logística reversa de recolhimento dos aparelhos e adaptadores antigos para reciclagem e descarte adequado, o que impactaria na proteção ao meio ambiente.

"Ao deixar de vender o produto sem o carregador alegando redução de carbono e proteção ambiental, a empresa deveria apresentar um projeto de reciclagem. O Procon-SP irá exigir que a Apple apresente um plano viável", acrescenta Capez.

A conduta da Apple será analisada pela diretoria de fiscalização e, caso sejam constatadas infrações à lei, poderá ser multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  27/05/26 às 18h36
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.