Polícia

Avião com 500 quilos de pasta base de cocaína é apreendido após ação da FAB

Avião teria passado pela região de Araçatuba antes de ser forçado a pousar em Jales, onde ocupantes fugiram

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
03/07/22 às 17h51
Aeronave pousou entre os municípios de Jales e Pontalinda (Foto: Divulgação)

A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou uma aeronave de pequeno porte carregada com 500 quilos de pasta base de cocaína que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização no início da tarde deste domingo (3).

Segundo o que foi divulgado, os radares do Comae (Comando de Operações Aeroespaciais) identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro pela fronteira com o Mato Grosso do Sul e foi constatado que o avião não tinha plano de voo.

Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram empregadas para monitorá-lo e interceptá-lo. De acordo com a FAB, o avião foi classificado como suspeito após os pilotos de defesa aérea interrogarem o piloto e não obter resposta. A partir de então eles ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico.

Tiros

O piloto não obedeceu e foi necessário que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Após o disparo, a aeronave foi considerada hostil e foram realizados os procedimentos de tiro de detenção. Isso teria ocorrido na região de Andradina, inclusive supostamente provocando incêndio em área de canavial.

Os tiros de detenção fizeram com que o piloto fizesse o pouso forçado entre as cidades de Jales e Pontalinda, onde a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo.

Pasta base

Segundo o que foi divulgado, duas pessoas fugiram antes da chegada dos policiais. Durante as buscas na aeronave foram encontrados os cerca de 500 quilos de pasta base de cocaína.

A ação faz parte da Operação Ostium, realizada em conjunto entre a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal para coibir ilícitos transfronteiriços. “A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro”, informa em nota.

Droga foi encontrada dentro do avião (Foto: Divulgação)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.