A Guarda Municipal de Araçatuba (SP) deteve na manhã desta sexta-feira (31), um homem que não teve a identidade divulgada, morador no bairro Dona Amélia, suspeito de maus-tratos contra uma cadela.
A ocorrência foi apresentada por equipe do GEP (Grupamento Especializado de Patrulhamento Tático), após o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais receber três denúncias de possíveis maus-tratos, inclusive com suspeitas de zoofilia, que é a atração sexual de seres humanos por animais.
Os agentes acompanharam representantes do conselho até à residência do investigado. Também esteve presente uma integrante da ONG Clube Amigo dos Animais, que revelou que o morador era conhecido da entidade por denúncias anteriores envolvendo animais.
Lesões
Ainda de acordo com o que foi divulgado, a cadela foi encontrada com sinais de suspeita de maus-tratos, incluindo quadril rebaixado, vulva inchada e comportamento retraído. Também foram constatadas lesões compatíveis com leishmaniose e o imóvel exalava mau cheiro.
A equipe veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) foi acionada e no local, constatou a necessidade de exames complementares para avaliar as condições de saúde da cadela. Porém, ao ser informado que o animal seria levado, o tutor teria passado a agir de forma agressiva.
Ele teria proferido ofensas contra a cadela, avançado em direção ao animal e desferido um golpe contra a casinha onde ele estava. Além disso, teria empurrando uma representante da ONG, na tentativa de impedir o recolhimento.
Detido
Os guardas tiveram que usar de força para contê-lo, para que o animal pudesse ser recolhido e encaminhado ao CCZ para exames clínicos e avaliação veterinária, para confirmar eventual prática de maus-tratos.
O tutor foi apresentado no plantão policial para as devidas providências e teve o celular apreendido para passar por perícia. Por enquanto a reportagem não conseguiu confirmar se ele foi preso em flagrante.
