Polícia

Casal é preso em Penápolis acusado de aplicar golpe da selfie

Outros 2 suspeitos de participação no crime foram detidos em Araçatuba e liberados após serem ouvidos

Agência Trio Notícias
25/01/25 às 11h16

Um casal foi preso em flagrante na manhã de sexta-feira (24), em Penápolis (SP), por tentativa de estelionato, acusado de tentar aplicar o “golpe da selfie” contra um idoso no bairro Pereirinha. Os dois investigados foram detidos após um filho da vítima perceber a ação e acionar a polícia.

De acordo com o delegado Eugênio Pedro Bibiano Timóteo dos Santos, os investigados são de São Paulo e estariam residindo em uma casa alugada recentemente em Araçatuba, onde outros dois suspeitos de participação no crime foram encontrados, levados ao plantão policial e liberados após serem ouvidos.

Idoso

A vítima em Penápolis é um idoso de 69 anos, que recebeu a visita do casal, que se apresentou como representante de uma entidade que distribui cestas básicas. Eles solicitaram os dados pessoais do aposentado e foram detidos pelo filho da vítima, após pedirem para fazer uma selfie, estando aberta no celular, a página de uma instituição bancária.

A polícia foi acionada e os investigados levados para a delegacia. Com base nas informações passadas por eles, a polícia chegou até os outros dois suspeitos de participação no esquema em Araçatuba. O casal foi preso em flagrante e permaneceu à disposição da Justiça e o delegado determinou a apreensão de quatro celulares que estavam com eles para serem encaminhados para a perícia.

Golpe

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), emitiu na quarta-feira (22), um alerta sobre o golpe da selfie, informando que ele tem trazido muita dor de cabeça e prejuízos para o cliente bancário e a população em geral.

Segundo a entidade, a vítima pode ser qualquer pessoa, mas o público idoso é um dos alvos preferenciais dos criminosos, muitas vezes, devido à falta de familiaridade tecnológica para as atividades do dia a dia.

Para aplicar o golpe, os estelionatários normalmente descobrem os dados pessoais da vítima, com a qual entra em contato e informa que ela ganhou um benefício ou brinde. Geralmente esse brinde é a doação de uma cesta básica mensal ou um benefício extra previdenciário, que na verdade não existe.

Selfie

Entretanto, eles alegam que para que a pessoa receba o benefício, é necessário fazer uma selfie para algum tipo de comprovação com o fornecedor. Segundo a Febraban, o golpista tampa todos os campos para que a vítima não perceba que está dentro de um ambiente bancário onde será feita a autenticação biométrica para uma operação de crédito.

“Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça” , alerta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

Recomendações da Febraban para o cliente não cair em golpes

- Nunca aceite presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou

- Não forneça dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha muito cuidado ao preencher cadastros na internet

-  Não aceite realizar pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja o valor real que está pagando

- Jamais aceite tirar fotos ou selfies para receber brindes ou em qualquer outro pedido de desconhecidos

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  26/06/26 às 08h47
  25/06/26 às 11h21
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.