A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informa que servidores do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Nova Independência, na região de Araçatuba (SP), foram afastados para não atrapalhar investigações em andamento por parte da Corregedoria da Pasta.
As informações sobre possíveis irregularidades foram divulgadas pelo site “O Foco” , de Andradina, na sexta-feira (20), e republicadas pelo site UOL, neste domingo (22).
De acordo com o que foi publicado, a Corregedoria da SAP realizou vistoria surpresa na unidade prisional e teria constatado irregularidades. As denúncias são de que um grupo de detentos teria regalias, como "passeios externos" e acesso à geladeira.
Pelo menos 19 internos teriam sido transferidos para outras unidades nas últimas semanas em função da investigação.
Diretor
No caso do diretor da unidade, a denúncia é de que ele estaria levando detentos para a casa dele no horário noturno. Em apenas uma noite ele teria levado quatro presidiários para o imóvel, com direito a passeio a cavalo.
Ainda de acordo com o que foi divulgado, o diretor teria alegado que os detentos foram fazer serviços de limpeza na casa dele, que é construída no terreno da unidade prisional.
Entretanto, a saída de qualquer preso de uma unidade prisional deve ser obrigatoriamente registrada em livro ata, assim como a entrada e saída de qualquer pessoa do presídio, incluindo funcionário, policial, advogado ou visitante.
Provisórios
Com capacidade para 823 detentos, o CDP Nova Independência foi inaugurado em 23 de novembro de 2018. A unidade abriga presos provisórios que aguardam julgamento em regime fechado e na sexta-feira estava com 1.234 internos, segundo dados divulgados pela SAP.
Foram investidos R$ 47 milhões na unidade, sendo parte dos recursos do governo federal, por meio do Departamento Penitenciário Nacional. Ele conta com salas de aula e espaços para que possam ser instaladas oficinas de trabalho.