Polícia

SAP afasta diretor e servidores do CDP de Nova Independência

Diretor estaria levando detentos para a casa dele; Corregedoria realizou vistoria surpresa na unidade prisional e teria constatado irregularidades

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
23/05/22 às 13h37
O CDP Nova Independência foi inaugurado em 23 de novembro de 2018 (Foto: Divulgação)

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informa que servidores do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Nova Independência, na região de Araçatuba (SP), foram afastados para não atrapalhar investigações em andamento por parte da Corregedoria da Pasta.

As informações sobre possíveis irregularidades foram divulgadas pelo site “O Foco” , de Andradina, na sexta-feira (20), e republicadas pelo site UOL, neste domingo (22). 

De acordo com o que foi publicado, a Corregedoria da SAP realizou vistoria surpresa na unidade prisional e teria constatado irregularidades. As denúncias são de que um grupo de detentos teria regalias, como "passeios externos" e acesso à geladeira.

Pelo menos 19 internos teriam sido transferidos para outras unidades nas últimas semanas em função da investigação.

Diretor

No caso do diretor da unidade, a denúncia é de que ele estaria levando detentos para a casa dele no horário noturno. Em apenas uma noite ele teria levado quatro presidiários para o imóvel, com direito a passeio a cavalo.

Ainda de acordo com o que foi divulgado, o diretor teria alegado que os detentos foram fazer serviços de limpeza na casa dele, que é construída no terreno da unidade prisional.

Entretanto, a saída de qualquer preso de uma unidade prisional deve ser obrigatoriamente registrada em livro ata, assim como a entrada e saída de qualquer pessoa do presídio, incluindo funcionário, policial, advogado ou visitante.

Provisórios

Com capacidade para 823 detentos, o CDP Nova Independência foi inaugurado em 23 de novembro de 2018. A unidade abriga presos provisórios que aguardam julgamento em regime fechado e na sexta-feira estava com 1.234 internos, segundo dados divulgados pela SAP.

Foram investidos R$ 47 milhões na unidade, sendo parte dos recursos do governo federal, por meio do Departamento Penitenciário Nacional. Ele conta com salas de aula e espaços para que possam ser instaladas oficinas de trabalho.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.