A votação dos vereadores pela não abertura de uma CP (Comissão Processante) contra o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), de Birigui (SP), pegou mal.
A quarta-feira (13) foi bastante movimentada para os integrantes do Legislativo, que chegaram a ser cobrados diretamente pela população pelo voto. Nas redes sociais, moradores mostraram indignação e cobravam explicações.
Nomes
Os votos contrários que mais surpreenderam foram de Leandro Moreira, o Lê, e Luis Buchalla. O primeiro chegou a usar a tribuna para denunciar o caso, em dezembro do ano passado, e na última hora votou contra a CP.
Já Buchalla, apesar de ser da bancada do prefeito, é autor do projeto de lei anticorrupção em Birigui e, por isso, havia uma expectativa de que ele votasse a favor da comissão.
Memes
Vários memes sobre o assunto circularam pelas redes sociais. Os textos citam principalmente o fato de um trabalhador conseguir fazer 386 horas extras num mês. Para isso, seria necessário que o dia tivesse pelo menos 27 horas, conforme falou na tribuna o vereador Fermino.
Também há montagens em alusão ao churrasco oferecido por Salmeirão na véspera da votação. O encontro parece ter sido decisivo para alguns votos contrários.