A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down estima que, no Brasil, a cada 700 nascimentos, em um ocorre o caso de trissomia 21, que totaliza, aproximadamente, 270 mil casos no país. Conforme a entidade, essa síndrome não é uma doença. Trata-se de uma condição genética gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia).
Muitas pessoas que têm a síndrome encontram dificuldade e barreiras no ambiente educacional. Segundo a Constituição Brasileira, toda criança tem direito à educação e precisa ser inserida no ambiente educacional. Na prática, porém, isso é um enorme desafio. De acordo com o Movimento Down, no Brasil, dentre as mais de 270 mil pessoas com essa síndrome, cerca de 74 alcançaram êxito e concluíram uma graduação .
De 1998 até hoje, houve um crescimento significativo de alunos com Síndrome de Down matriculados na rede regular de ensino. De acordo com o último censo do Ministério da Educação, o número saltou de 200 mil à época, para mais de 1,18 milhão.
A presença de pessoas com Síndrome de Down no ensino superior ainda é escassa, menos de 100 conseguiram concluir uma graduação. Neste caso, as preferências dos cursos escolhidos por pessoas com Síndrome de Down, segundo o Movimento Down, são: Educação física ; Pedagogia; Design , Moda e Artes ; Gastronomia .
Em 2019, o Conselho Regional de Relações Públicas de Minas Gerais atestou a primeira profissional do segmento com Síndrome de Down. A mineira Luísa Camargos , na época com 25 anos, virou exemplo de superação. Dona de um entusiasmo e força de vontade notáveis, Luísa está determinada a incentivar outras pessoas com deficiências a lutar pelos seus sonhos. Para isso, ela usa o seu perfil no Instagram @lusrcamargos como espaço de motivação. Atualmente, ela trabalha como relações-públicas na Agência de Iniciativas Cidadãs.
Educação inclusiva
O PNE (Plano Nacional de Educação) aprovado em 2014 lista 20 metas a serem alcançadas em 10 anos. Dentre elas, a meta de inclusão na rede regular de educação é a meta número 4.
