Educa Mais Brasil

Carreira: setor de energia tem oportunidades para profissionais especializados

Levantamento aponta 10 áreas com potencial ofertas de trabalho

Agência Educa Mais Brasil
14/01/22 às 17h32

A criação de 200 mil novas vagas de trabalho, aproximadamente, até 2026, para o setor de energia, esbarra na necessidade de encontrar profissionais especializados para a área, estima a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).  

De olho nessa demanda, o Ministério de Minas e Energia publicou o estudo "Profissões do Futuro na Área de Energia e Implicações para a Formação Profissional" . De acordo com o órgão, o objetivo da publicação é "sistematizar a pesquisa da demanda por formação profissional do setor produtivo e da oferta de qualificação por instituições de ensino, realizando uma análise de matchmaking com foco em ocupações futuras prioritárias na área de energia".

A análise foi realizada baseada em quatro frentes: geração de energias renováveis, redes inteligentes de transmissão e distribuição, mobilidade elétrica, eficiência energética e resposta da demanda.  "A demanda por modernização do setor requer, além de investimentos, mão de obra especializada, com foco em eficiência energética e fontes renováveis. A recente crise hídrica só confirma essa necessidade", explica o coordenador dos cursos de Engenharia da Faculdade Anhanguera, Jads Victor Paiva dos Santos. 

Segundo o levantamento, para que as transformações do setor sejam concretizadas, é necessário que também que ocorra uma estruturação na educação que forma profissionais na área. “Para concretização das transformações energéticas é fundamental o fortalecimento das capacidades das estruturas educacionais existentes, além da inserção de novos conhecimentos e habilidades nas ofertas educacionais”, aponta o material.

Confira, abaixo, as 10 profissões do futuro e suas formações na área de energia listadas pelo estudo do Ministério de Minas e Energia.

1. Gestor de Regulação e Políticas Públicas (Engenharias, Administração e Direito)

2. Analista, Especialista e Gerente de Inteligência de Mercado (Engenharias e Economia)

3. Especialista de Gestão Energética (Engenharias e Arquitetura)

4. Gerente de Infraestrutura de Recarga e Instalação de Eletropostos (Engenharias: Civil, Elétrica e Automação; e Administração)

5. Consultor de Novos Negócios (Engenharias)

6. Engenheiro Automotivo (Engenharias: Elétrica, Mecânica, Automação e Automotiva)

7. Especialista de Operação de Redes (Engenharias: Elétrica e de Energia)

8. Analista e Gerente de Frotas (Engenharias: Transporte e Civil; e Administração)

9. Analista e Gerente de Projetos (Engenharias: Elétrica, Mecânica e Automação)

10. Desenvolvedor de Aplicações (Engenharias: Elétrica e Automação; e Computação)

Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional brasileiro, pioneiro no oferecimento de bolsas de estudo para diversas modalidades de ensino.Trata-se de uma iniciativa privada, que atua há mais de 15 anos em parceria com as melhores instituições de ensino particulares de todo o Brasil,para promover o acesso de estudantes à educação de qualidade.

Inscreva-se

 MAIS DE EDUCA MAIS BRASIL
VEJA TODAS DE EDUCA MAIS BRASIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.