Educa Mais Brasil

Encceja 2022: estudantes poderão se inscrever a partir de 24 de maio

A aplicação para as provas do ensino fundamental e médio será no dia 28 de agosto

Agência Educa Mais Brasil
16/05/22 às 14h49

Estudantes que não concluíram o ensino médio e fundamental na idade adequada e que desejam concluí-los podem se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2022. Foi divulgado na manhã desta segunda-feira (16) o edital do exame pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pela prova.  

Conforme divulgado, as inscrições iniciam a partir de 24 de maio e seguem até 4 de junho. Durante o mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados. As cidades de aplicação do Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do Inep.

Para se inscrever, o estudante precisa ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio , na data de realização do exame. O Encceja afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.  

A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 28 de agosto e ocorrerá em todos os Estados e no Distrito Federal. Na edição deste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente.

Pandemia

De acordo com o Inep, a medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de covid-19 que envolveu a realização da última edição. Apesar disso, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência.

Para os estudantes que desejam se preparar para a prova, no site do MEC (Ministério da Educação) é possível encontrar materiais de estudos, provas, gabaritos e resultados das últimas edições. Além disso, diversos conteúdos podem ser encontrados na internet, como no site do Educa Mais Brasil , que tem diversas abas com materiais e conteúdos gratuitos que pode ajudar os inscritos na hora de se preparar para o exame.

Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional brasileiro, pioneiro no oferecimento de bolsas de estudo para diversas modalidades de ensino.Trata-se de uma iniciativa privada, que atua há mais de 15 anos em parceria com as melhores instituições de ensino particulares de todo o Brasil,para promover o acesso de estudantes à educação de qualidade.

Inscreva-se

 MAIS DE EDUCA MAIS BRASIL
VEJA TODAS DE EDUCA MAIS BRASIL
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.