Master Prime Contabilidade

Gestão de custos: conheça objetivos, vantagens e importância

Compreender os custos do negócio ajuda nos passos que devem ser tomados para o crescimento da empresa

Master Prime Contabilidade* 
31/05/22 às 19h00

Você sabe o que é gestão de custos? Se você é empresário ou pretende ser, está no conteúdo certo para auxiliar sua empresa a crescer e se desenvolver por meio da gestão.

O empresário contábil, Éderson Leandro Rigon, mestre em contabilidade e professor universitário, dá mais detalhes sobre a gestão de custos por meio de sua empresa, Master Prime Contabilidade , que fica localizada em Araçatuba (SP).

Gestão de custos 

Todos os gastos e investimentos que são usados para que uma empresa consiga desempenhar suas atividades compõe a gestão de custos. Em outras palavras, ela serve para dar um direcionamento e planejamento para seu negócio. 

“A gestão de custos consiste na correta mensuração e controle de todos os gastos que a empresa possui com o objetivo de auxiliar o empresário a tomar decisões corretas. Em finanças, aquilo que não é medido, não pode ser gerenciado. Dessa forma, não gerenciar custos torna muito difícil promover um crescimento seguro e sustentável da empresa”, explica Rigon.

(Foto: Pixabay/Banco de imagem)

Como funciona

A gestão é um processo constante de análise e validação de todos os gastos que a empresa possui. Vale ressaltar que não existe um manual, cada empresa possui suas próprias características, o que deve ser respeitado.

“Para uma correta gestão de custos, é preciso de auxílio de profissionais que são capacitados. Neste caso, o contador é um profissional habilitado para auxiliar nesse processo”.

Vantagens

Diversas são as vantagens para a empresa com a gestão de custos, como melhor análise sobre o resultado econômico e financeiro do seu negócio, possibilidade de traçar novas alternativas e decisões que vão favorecer no desenvolvimento da organização.

“Todas as decisões que um empresário precisa tomar, deve, obrigatoriamente, ter como base os custos que essa decisão envolve. Dessa forma, gerir custos consiste num processo de diagnóstico para determinar a situação em que empresa está, e quais medidas podem ser tomadas para otimizar os custos”, complementou.

Os benefícios da gestão são inúmeros, mas, resumidamente, pode-se afirmar que a gestão de custos vai ajudar a empresa a percorrer um caminho tranquilo até chegar na lucratividade.

Importância e impacto

Ao compreender todos os custos do negócio, automaticamente fica mais fácil entender a atual situação econômica da empresa. Um ponto crucial é que a gestão de custos é fundamental para o rendimento e gestão da empresa.

A gestão de custos vai além dos gastos que impactam diariamente o caixa da empresa. É preciso avaliar também os gastos que ocorrem em determinados períodos. Essa análise engloba também o pagamento dos impostos da empresa.

Eficiência

Para se obter eficiência na gestão de lucro, um dos pontos principais, é um profissional especialista em finanças, que já possui a ciência de que o primeiro passo é saber que todas as empresas têm custos e esse processo não pode ser negligenciado em virtude do porte da empresa.

Em seguida, é necessário considerar que existem custos ocultos em um determinado momento, mas que impactará na disponibilidade de caixa da empresa a médio e longo prazo.

Gerenciamento de custos

É necessário salientar que todos os gastos que uma empresa possui para deixar um produto ou serviço em condições de venda, são considerados custos. Também existem as despesas que ocorrem por causa de vendas e manutenção administrativa da empresa.

“É necessário entender bem esses dois conceitos, pois os mesmos são fundamentais para a identificação dos gastos em excesso, fazendo com que sejam reduzidos ou otimizados” afirma Rigon.

Principais erros

Para finalizar, o especialista alerta para erros que ocorrem ‘costumeiramente’ na gestão de custos e que podem impactar na sua empresa.

“Existem alguns erros que são comuns na gestão de custos. Dentre os principais, está o de deixar custos que não impactam no caixa da empresa quando ocorrem e, por esse motivo, acabam não sendo considerados”.

Rigon cita ainda exemplos como o 13° salário dos funcionários. “A cada mês trabalhado, o funcionário tem direito a 1/12 avos de 13° salário, porém, a empresa fará o pagamento apenas nos meses de novembro e dezembro. O resultado mensal da empresa deve ser apurado já considerando esse gasto, para não dar uma falsa sensação de lucratividade que não se sustentará no futuro”.

Outros gastos que devem ser considerados são com elementos “ocultos”, como desgaste de equipamentos, que também precisam ser considerados. Deixar de somar pequenos gastos, sob o argumento de que são irrisórios, é um dos erros mais comuns.

“Em gestão de custos, o ditado de que ninguém tropeça em montanha, e sim em pequenas pedras, também é válido”, alerta o especialista.

(Foto: Divulgação)

SERVIÇO

A Master Prime contabilidade oferece soluções em planejamento tributário; gestão financeira; gestão de custos e formação de preços; cursos e treinamentos. 

A Master Prime fica em Araçatuba (SP), na rua Bernardino De Campos, 1167  - Centro. Atendimento:  de segunda-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h. De terça a sexta das 8h às 11h30 e da 13h às 18h. Telefone: (18) 3301-0350.

Soluções em Planejamento Tributário; Gestão Financeira; Gestão de Custos e Formação de Preços; Cursos e Treinamentos. Contabilidade não é burocracia, Contabilidade é Gestão.

Endereço
Rua Bernardino De Campos, 1167 - Araçatuba, SP
CEP: 16015-635

Telefone
(18) 3301-0350

 

 

 MAIS DE MASTER PRIME CONTABILIDADE
VEJA TODAS DE MASTER PRIME CONTABILIDADE
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.