Disponibilizado no formato 100% virtual, o Beginners em Libras – curso de inglês voltado para deficientes auditivos na Libras Língua Brasileira de Sinais), tem como objetivo tornar o conhecimento do idioma acessível para todos os públicos. A formação gratuita é oferecida pela plataforma educacional SEDA College. As inscrições são feitas por meio do preenchimento de um formulário com nome completo e e-mail, no site da instituição .
O curso possui duração de sete horas e é composto por quatro módulos voltados a estudantes com nível básico do idioma . A formação dará noções de como pedir orientações em aeroportos, conhecer a linguagem da internet, além de outros contextos onde há demanda do conhecimento do idioma.
A instituição ressalta, no entanto, que a formação permite apenas a prática do inglês por meio da leitura e da escrita. Para diálogo ou comunicação, o estudante precisa ter o aprendizado da ASL (American Sign Language), o equivalente da Libras em inglês.
O curso Beginners em Libras da SEDA é oferecido em parceria com a Ophicina de Inovação, que desenvolveu uma plataforma exclusivamente para surdos e cegos. A ferramenta desenvolvida por eles sincroniza automaticamente os vídeos das aulas, do conteúdo traduzido para a Libras e as legendas.
“Possibilitar ao deficiente auditivo o acesso aos primeiros passos no aprendizado do inglês significa romper barreiras, despertar novos interesses e construir uma ponte que irá conectá-lo com outras linguagens, ampliando o seu conhecimento de mundo”, ressalta o CEO do Grupo SEDA, Tiago Mascarenhas. Ele também acrescenta que um dos objetivos da formação é acompanhar o perfil dos usuários de Libras para levantar suas necessidades e, a partir disso, desenvolver novos conteúdos para esse público.
