Se você tem interesse pelo segundo ou terceiro idioma, provavelmente já ouviu falar que a fluência vem do pensamento: é preciso pensar em inglês para ser fluente em inglês. O raciocínio deve ser rápido!
Por exemplo, se você pensa “mesa é table” antes de falar ou escrever, seu raciocínio ainda está em português. Quando o pensamento é “table” imediatamente, esse é o caminho para a fluencia.
Mas, você sabia que existem duas fases na aquisição de um segundo idioma?
Raquel Molnar, CEO do Instituto Cultural Britânico e professora de idiomas, explica que “existem seis níveis no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, o CEFR (Commom European Framework of Reference for Languages), que são A, A2, B1, B2, C1 e C2; A1 representa o aluno iniciante e C2 o aluno que tem o nível de um falante nativo - não somente nativo, mas que utiliza a língua em sua forma mais complexa”.
E acrescenta: “se levarmos isso em consideração, podemos dividir o aprendizado de uma língua estrangeira em duas grandes fases, do início (A1) até atingir o nível B1, e quando o aluno passa pelo ponto de ruptura, que é o início do B2, quando o aluno já consegue se comunicar em praticamente todas as situações com certa complexidade”.