AO VIVO
Cotidiano

Inmet alerta para tempestades com risco de granizo em MS

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Da Redação
10/01/26 às 11h48
(Foto: Arquivo)

O sábado (10) começou com sol em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, porém a previsão do tempo indica mudança nas condições climáticas ao longo do dia. Instabilidades atmosféricas devem avançar principalmente sobre as regiões oeste e sul do Estado, com possibilidade de chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mato Grosso do Sul está sob dois alertas de tempestade. O primeiro, de nível laranja, abrange 36 municípios e prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h e risco de queda de granizo.

Já o segundo alerta, de nível amarelo, atinge 58 municípios e indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O aviso também aponta risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, descargas elétricas e alagamentos.

Estragos em Campo Grande

Em Campo Grande, as chuvas intensas registradas na última semana causaram diversos transtornos. Bairros como Jardim Panamá, Universitário e Alves Pereira concentraram os maiores volumes de precipitação. Na região central, vias importantes como a Rua Pedro Celestino e a Avenida Rachid Neder ficaram alagadas.

Mesmo de curta duração, o temporal provocou quedas de árvores, alagamentos, interdição de vias, danos a veículos e interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da Capital.

Temperaturas

Apesar da instabilidade, o dia segue quente em grande parte do Estado. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados devem registrar mínimas de 22°C e máximas de até 30°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste, as temperaturas variam entre 23°C e 32°C. Já o bolsão, norte e leste do Estado podem alcançar máximas de até 35°C, com mínimas de 21°C.

Para evitar acidentes durante tempestades, a Defesa Civil orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Em situações de enxurrada, documentos e objetos de valor devem ser protegidos em sacos plásticos.

Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o temporal.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedesc) enviou alertas por SMS aos números cadastrados no 40199, informando sobre o risco de queda de energia, árvores e danos em plantações.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Com informações de MIDIAMAX

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.