AO VIVO
Esporte

Ivan Souza se adapta ao mundo do pedal e torna-se inspiração em Três Lagoas

Há 20 anos, um acidente durante um mergulho mudou a vida e a rotina do três-lagoense Ivan José de Souza.

Danielle Brito - Hojemais Três Lagoas
24/03/22 às 09h26

Há 20 anos, um acidente durante um mergulho mudou a vida e a rotina do três-lagoense Ivan José de Souza. Durante a imersão em águas rasas, Ivan sofreu uma lesão na coluna vertebral, mas precisamente na cervical C5 e C6, deixando-o tetraplégico (perda dos movimentos dos braços, tronco e pernas). 

Pouco a pouco, Ivan foi aprendendo a viver com sua nova realidade e com ajuda da família e amigos percebeu que poderia ter uma vida feliz e fazer praticamente tudo o que fazia antes do acidente, mas com adaptações de acordo com suas necessidades. 

A determinação de Ivan é maior do que qualquer obstáculo, e assim ele conseguiu superar todos os limites.  Com fé e também com a força de vontade de quem se arrisca, o três-lagoense participou no último dia 13 de março do Pedal da Mulher realizado pela Associação Três-lagoense de Ciclistas – ATCICLO. 

Com sua handbike (bicicleta pedalada com as mãos, adequada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida), se sentiu livre para ganhar o mundo, passear, se divertir e encontrar com os amigos do pedal. 

Para Ivan, poder praticar uma atividade física é libertador, e ainda o ajuda a melhorar sua saúde mental e física. 

“A atividade física é muito importante para todos. No meu caso melhora a parte cardiovascular e também a força. Estou me superando a cada dia e pretendo melhorar ainda mais e, assim, conseguir pedalar por uma distância maior”, disse Ivan. 

Segundo Ivan, ele está adequando a handbike para que ela fique mais leve e desta forma consiga acompanhar a turma do pedal. 

“É sempre bom sair de casa, ter contato com a natureza e estar junto com os amigos. Espero poder incentivar e inspirar outras pessoas a aderir à prática esportiva”, destacou Ivan

Hand Bike


Hand Bike é uma bicicleta de mão adaptada para cadeirantes. Possui três rodas, dispositivos configurados com um sistema de pedalar que é operado usando as mãos e os braços em vez de pernas e pés. Os pedais estão localizados em frente do ciclista, mais ou menos, ocupando a posição do guidão de uma bicicleta normal.

A bicicleta de mão é um excelente meio de transporte para quem é incapaz de operar uma bicicleta normal. A bike exige uma quantidade justa de parte superior do corpo e a força do braço para gerir de forma eficaz, tornando-se uma excelente forma de exercício, bem como proporcionar ao indivíduo a capacidade de desfrutar de um grau de mobilidade.

Por esta razão, uma bicicleta de mão muitas vezes é uma ótima alternativa para pessoas que têm pouco ou nenhum uso de suas pernas. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ESPORTE
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Sérgio Scalone - MTB 8388/SP
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.