AO VIVO
Fake ou Fato

Fato ou fake: Foto mostra pessoa fingindo carregar corpo de vítima de Covid-19

Imagem viral de um enterro simbólico, encenado num protesto nos Estados Unidos têm deixado internautas intrigados 

Thais Dias  - Hojemais Três Lagoas
04/06/20 às 10h14

É FAKE: Circula nas redes sociais uma foto em que se veem vários sacos pretos alinhados no asfalto e uma pessoa carregando sozinha um outro na mão. A mensagem que a acompanha diz que a imagem é a prova de que óbitos pela Covid-19 estão sendo forjados no Brasil, já que é impossível que ela conseguisse levar um morto em razão do peso. O texto dá a entender que corpos não estão sendo enterrados e há pessoas fingindo que a pandemia ocorre para inflar as estatísticas

Trata-se de uma encenação, um enterro simbólico, feito num protesto ocorrido em Miami, nos Estados Unidos, no último dia 27. Não são cadáveres de verdade enfileirados no chão, e sim sacos pretos simbolizando vítimas do coronavírus. Ou seja, a pessoa não está carregando um corpo sozinha – nem fingindo fazer isso.


A foto tem sido compartilhada por perfis que apoiam o presidente Jair Bolsonaro. Uma das mensagens tem a seguinte legenda: “A safadeza é grande demais. Inventam mortes, inventam enterros, inventam caixões vazios, inventam corpos de mentira, roubam o dinheiro do Covid, aterrorizam a população. E depois jogam a culpa no Bolsonaro”.


Só que além de a foto não ter sido feita no Brasil, a intenção da imagem não era dar a entender que eram corpos de verdade. A ideia era protestar contra o desemprego gerado pela pandemia nos EUA, a assistência insuficiente dada aos que perderam renda e a pressão pela retomada econômica em meio ao aumento do número de casos de coronavírus, e também lembrar as vidas perdidas. A Florida tem mais de 57 mil casos e já registrou mais de 2,5 mil mortes em decorrência de Covid-19.

O ato em questão foi num parque em Miami. Cerca de 50 manifestantes colocaram cem sacos na calçada simbolizando mortos pela Covid-19, e encenaram uma procissão fúnebre, partindo de uma agência de empregos.


Durante o ato, o grupo gritou palavras de ordem como “ajuda, não reabertura”, referindo-se à retomada das atividades econômicas, e exigiu mais ajuda financeira do governo da Flórida para quem perdeu postos de trabalho com a pandemia. Esse contingente é calculado em 1,5 milhão de pessoas, segundo a organização que convocou o protesto, chamada The New Florida Majority.

Esse tipo de informação falsa vem sendo compartilhada com frequência no Brasil, e tem como objetivo induzir a pensar que os dados de propagação do novo vírus e o aumento das mortes por Covid-19 estão sendo falseados.


A equipe do Fato ou Fake já desmentiu mensagens que circularam sobre enterros de caixões vazios, caixões com apenas madeira e pedra dentro, entre outras. Segundo os números do Ministério da Saúde, o país registra mais de 31 mil mortes e mais de 558 mil casos de coronavírus.

(*) G1.COM

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM FAKE OU FATO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.