AO VIVO
Fique por Dentro

Tulio Brito: A arte e a visão de um Empreendedor

O colunista social e apresentador Edgard Júnior conversou com esse empreendedor nato que foi destaque de capa da sua coluna deste sábado.

Edgard Júnior - Agitta Social 
03/04/23 às 07h10
Foto: Edgard Júnior

E quando me disseram pela primeira vez que o verdadeiro empreendedorismo está no sangue que circula o ser humano, eu realmente fiquei bem pensativo. Foi aí que finalmente tive a oportunidade de conhecer uma pessoa que possui essa característica “in totum”. Me refiro a esse jovem castilhense, sagaz e cheio de competência, o CEO e Diretor Comercial da empresa BR4 Energia, Tulio Brito de Almeida, que contou um pouco da sua história e falou sobre os seus ideais e o seu ofício.

 

Conta tudo do início sobre sua trajetória?


Desde a infância fui ensinado que deveria estudar para se passar em vestibular de alguma universidade federal, me formar e trabalhar em uma multinacional com um bom salário e vários benefícios. Foi então, que em 2015 comecei a estudar Engenharia de Produção na UFMS de Três Lagoas, mas aos poucos fui me inclinando para o empreendedorismo. Durante a faculdade, eu conheci o Movimento Empresa Júnior (MEJ) e tive a oportunidade de participar de trabalhos voluntários de consultoria para os empresários de Três Lagoas. E todos os projetos realizados eram associados com pelo menos 1 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Esses objetivos da ONU me chamou a atenção porque apresentam os grandes desafios dessa nossa geração para que a humanidade continue prosperando ou até mesmo para que a gente não acabe com o planeta.


Já no final da faculdade, enquanto me aprofundava nos estudos sobre os 17 ODS da ONU, enxerguei o potencial da energia renovável no Brasil e decidi ir pra Rondonópolis/MT trabalhar com o meu irmão no momento em que ele estava consolidando uma empresa de energia solar.


Em 2021 fizemos mais de 100 projetos de energia solar para comércios e residências em Rondonópolis, e foi lá que eu conheci minha noiva Letícia Mendes, em um treinamento do Dale Carnegie Course.


No final de 2022 retornei para Três Lagoas com a Letícia, fundamos a BR4 Energia com o objetivo de democratizar o acesso à inovações e tecnologias que promovam o desenvolvimento sustentável do planeta.

 

Me fala dos pontos positivos e negativos do seu ofício?


Os principais pontos positivos na minha função é poder ver a satisfação dos clientes que economizam na conta de energia e o crescimento pessoal/profissional dos que estão envolvidos com a BR4. Um ponto negativo é ter que abdicar de muitos momentos com a família e amigos.

 

Qual o  maior desafio nos dias de hoje?


O meu maior desafio hoje é encontrar pessoas comprometidas e entusiasmadas para acelerar a transição energética no Brasil.

 

Deixa uma mensagem para nossos leitores?


A mensagem que eu gostaria de passar para jovens que estão buscando um caminho profissional ou para os pais desses jovens, é que eles não acreditem na linha de montagem que o sistema nos apresenta: escola>faculdade>emprego>inss. Pesquise sobre os grandes problemas que a nossa geração precisa resolver no mundo, comece trabalhando com alguém na área que você escolher e continue se qualificando. Não dependa do governo!

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM FIQUE POR DENTRO
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.