AO VIVO
Geral

Entenda as mudanças na aposentadoria em 2026

Regras automáticas da Reforma da Previdência alteram idade mínima e pontuação para aposentadoria.

Da Redação - Hojemais Três Lagoas
03/01/26 às 14h38
Foto: Arquivo Hojemais Três Lagoas

Quem está próximo de se aposentar precisa ficar atento às mudanças que entram em vigor em 2026. A Reforma da Previdência, promulgada em 2019, prevê regras automáticas de transição que são atualizadas anualmente, impactando diretamente os critérios para concessão dos benefícios.

Na aposentadoria por tempo de contribuição, houve aumento na pontuação exigida, calculada pela soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2026, mulheres precisam atingir 93 pontos e homens, 103. Para servidores públicos, além da pontuação, são exigidos requisitos específicos de idade, tempo de contribuição, serviço público e permanência no cargo.

Outra regra de transição prevê idade mínima para quem tem longo tempo de contribuição. Em 2026, a idade passou para 59 anos e meio para mulheres e 64 anos e meio para homens, com acréscimo de seis meses por ano até atingir o limite final em 2031.

No caso dos professores, a idade mínima também foi reajustada. Professoras passam a se aposentar aos 54 anos e meio e professores aos 59 anos e meio, respeitando o tempo mínimo de contribuição exclusivo no magistério.

Já a aposentadoria por idade mantém as regras plenamente em vigor desde 2023. A idade mínima é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com exigência de pelo menos 15 anos de contribuição.

O INSS disponibiliza ferramentas de simulação pelo site e aplicativo Meu INSS, permitindo que o segurado consulte quanto tempo falta para se aposentar conforme as regras vigentes e salve o resultado em PDF. Algumas regras de transição, como os pedágios de 50% e 100%, já foram integralmente cumpridas e não se aplicam mais em 2026.

 

Com informações de Agência Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.