AO VIVO
Geral

MS se destaca em acordos que tratam de pessoas com deficiência

Estado lidera proporção de negociações coletivas com cláusulas voltadas à inclusão no mercado de trabalho.

Da Redação - Hojemais Três Lagoas
02/01/26 às 10h20
Foto: Reprodução/Paulo Francis

Mato Grosso do Sul se destacou nacionalmente nas negociações coletivas que abordam a contratação de pessoas com deficiência, conforme levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Os dados mostram que o Estado apresenta um desempenho acima da média nacional, superando unidades mais populosas como São Paulo e Rio Grande do Sul.

De acordo com o estudo, enquanto apenas 8,6% das negociações coletivas realizadas no país incluíram cláusulas relacionadas à contratação de pessoas com deficiência, Mato Grosso do Sul registrou percentual significativamente superior. No comparativo regional, o Centro-Oeste apresentou média de 4,3%, o que reforça o protagonismo sul-mato-grossense nesse tipo de acordo.

O levantamento analisou mais de 35 mil negociações coletivas firmadas no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a maior concentração de cláusulas voltadas à inclusão está nos setores da indústria e do comércio, indicando maior atenção sindical à pauta nesses segmentos.

Apesar do desempenho positivo, o estudo aponta pontos de alerta. Em nível nacional, 55% das negociações que tratam da contratação de pessoas com deficiência resultaram em algum tipo de flexibilização da Lei de Cotas, como a exclusão de determinadas funções do cálculo legal ou a adoção de critérios considerados genéricos para o cumprimento da norma. Essas práticas são avaliadas como inadequadas pelo Dieese.

Por outro lado, 38% das negociações analisadas no país reforçaram ou ampliaram os critérios previstos em lei, incluindo medidas como a reposição de trabalhadores desligados para manutenção das cotas e a adoção de adaptações de acessibilidade nos ambientes de trabalho. Embora o levantamento não detalhe a proporção desses casos em Mato Grosso do Sul, o estado é apontado como um dos principais polos de negociação sobre o tema.

O estudo reforça a importância do diálogo entre empregadores e trabalhadores para garantir a inclusão efetiva de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com respeito à legislação e promoção de condições adequadas de acessibilidade e permanência.

 

Com informações de Campo Grande News.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.