Três executivos do Grupo Petrópolis, presos durante a 62ª fase da Operação Lava Jato, foram liberados na manhã desta quarta-feira (7) pela juíza Gabriela Hardat, da 13ª Vara Federal do Paraná. O dono da companhia permanece detido na sede da Polícia Federal em Curitiba e Maria Elena de Souza, apontada como responsável pela movimentação financeira do grupo teve a prisão convertida de temporária para preventiva.
Dois dos executivos são sobrinhos do dono do Grupo, Walter Faria, que chegou a ser considerado foragido da justiça, mas se entregou à Polícia Federal na segunda-feira (5) e permanece preso desde então.
Em sua declaração, a juíza pontuou que todos os investigados imputaram a responsabilidade financeira do Grupo à Maria Elena de Souza, e que ela teria a confiança de Walter, dono da corporação. A juíza ainda pontuou que existem indícios de que Maria era a responsável pela movimentação das contas no exterior, vinculadas inclusive às operações espúrias realizadas com o Grupo Odebrecht.
De acordo com o Ministério Público Federal, as investigações apontam que Walter Faria e outros executivos do Grupo Petrópolis atuaram na lavagem de cerca de R$ 329 milhões em contas no exterior.
*Com informações de G1