Dr. Thiago Bosch

Por que acontece a queda de cabelo após a bariátrica? Médico cirurgião Dr. Thiago Bosch esclarece

Durante a entrevista para o Portal Hojemais, o médico abordou as causas da alopecia pós bariátrica e citou ainda algumas estratégias que auxiliam na redução do efeito colateral. Para saber mais, continue a leitura e confira!

Julia Rafaela - Hojemais Três Lagoas 
07/12/21 às 18h00

A queda de cabelo, é uma queixa frequente entre os pacientes pós bariátricos, sendo um problema comum que em sua grande maioria é acompanhado por angústia e impactos negativos sob a autoestima daqueles que optam pela cirurgia, visando o tratamento da obesidade e a melhora das funções metabólicas. 

Segundo o médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo, Dr. Thiago Bosch Viana (CRM/MS 7857 – RQE 5133 / 6208, a queda de cabelo é um efeito colateral corriqueiro do procedimento, entretanto, mesmo que exista as orientações no pré-operatório, muitos pacientes ainda possuem dúvidas em relação a alopecia no processo bariátrico. Diante desse cenário, em entrevista para o Portal Hojemais o médico abordou as causas dessa queda e citou ainda algumas estratégias que auxiliam na redução do efeito colateral. Para saber mais, continue a leitura e confira!

O que causa a queda de cabelo após a cirurgia bariátrica?

De acordo com o Dr. Thiago Bosch, nesse caso, a queda de cabelo apresenta causas multifatoriais, podendo estar interligada a questão endócrina, infecciosa, medicamentosa, traumática, seborreica ou nutricional. Onde a última causa tem uma ligação mais próxima à cirurgia. 

Após o procedimento, o organismo entende que ele precisa guardar energia para algo mais importante, e consequentemente a produção de cabelo que demanda muita energia é interrompida. Esse corte ocorre porque após qualquer procedimento cirúrgico, o corpo subentende que precisa economizar energia para a cicatrização e recuperação. 

“Cerca de 3 meses após o procedimento, ocorre um fenômeno que chamamos de eflúvio telógeno agudo, que é um processo de troca de cabelo, e nesse período o paciente tem que lidar com uma queda diária aproximada de 300 fios, ou seja, aparentemente parece uma perda excessiva de cabelo, mas na verdade é uma troca. Além disso, o processo não é exclusivo da bariátrica, até porque em situações de pós-parto ou estresse excessivo, isso também é comum” – afirmou. 

Ainda de acordo com o médico, o estresse cirúrgico pode ser um dos fatores desencadeantes. No entanto, existem outras condições que podem contribuir com o fenômeno, bem como a dieta restritiva, a perda de peso intensa e a deficiência nutricional como consequência da menor ingestão de alimentos e nutrientes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como prevenir a queda de cabelo na bariátrica? 

Por ser uma resposta natural após o procedimento bariátrico, é quase impossível preveni-lo, entretanto, algumas práticas que auxiliam na redução desse efeito colateral, dentre elas: 

  • Acompanhamento nutricional, que inicia-se no pré-operatório e deve se estender para o pós;
  • Alimentação saudável e equilibrada, priorizando as proteínas, frutas, vegetais, grãos e oleaginosas (sempre orientada);
  • Seguir todas as orientações médicas para o pós-operatório, principalmente aquelas relacionadas à alimentação e a suplementação;
  • Uso de tônicos capilares, caso prescritos pelo dermatologista ou equipe multidisciplinar que acompanha o caso do paciente. 

“Portanto, nesse período o importante mesmo é cuidar da nutrição, uma vez que a queda de cabelo é inevitável. Contudo, ela não é permanente e a tendência é que a estabilidade venha após o período de perda intensa de peso que ocorre entre 3 e 6 meses” – finalizou o médico. 

Quer saber mais sobre o trabalho do médico Dr. Thiago Bosch Viana ou deseja marcar sua avaliação? - Então clique no botão abaixo!

Gostou do blog e quer ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre saúde digestiva, bem-estar, cirurgia bariátrica, metabólica e muito mais? – Então clique nos botões abaixo e siga o médico cirurgião nas redes sociais.

Especialista em cirurgia de obesidade e do aparelho digestivo, o Dr. Thiago Bosch atua em Três Lagoas (MS) e toda a Região do Bolsão há quase 10 anos em prol da saúde gastrointestinal e da qualidade de vida dos seus pacientes. Para melhor atender você, além do carinho por histórias de vida e do profissionalismo com que desenvolve o seu trabalho, o Dr. Thiago realiza procedimentos em consultas, exames, check up, acompanhamento nutricional e procedimentos de cirurgia geral, videocirurgia e bariátrica, prestando o melhor apoio para quem busca uma vida muito mais saudável e livre de comorbidades.

Endereço: Rua Sabino José da Costa, 225 - Três Lagoas, MS - (67) 2105-5900 / (67) 9295-3242
 

 MAIS DE DR. THIAGO BOSCH
VEJA TODAS DE DR. THIAGO BOSCH
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.