Somos Mais

Como o Instituto AIPI esta atuando neste momento de pandemia?

A cidade de Três Lagoas é contemplada com os projetos do Instituto, abrindo vagas para capacitação profissional de adolescentes

Emily Custódio - Hojemais Três Lagoas 
04/08/20 às 15h41

O Hojemais conversou com exclusividade com a gerente executiva do Instituto AIPI, Tamara Natale. O Instituto é encapado pela International Paper do Brasil e desenvolve diversos projetos e conteúdes de capacitação e formação para a comunidade.

A cidade de Três Lagoas é contemplada com os projetos do Instituto, abrindo vagas para capacitação profissional de adolescentes. Mas como esses projetos estão sendo realizados em momento de pandemia? A gerente executiva do Instituto AIPI exclareceu todas as nossas dúvidas

Hojemais - Qual é o principal foco de atuação do Instituto AIPI?

Tamara Natale - O Instituto International Paper mudou seu posicionamento e, a partir de agora, atuará em uma única causa: cultivar a educação com cidadania. O principal foco é investir em projetos de transformação nas comunidades em que a IP está inserida, impulsionando a educação com cidadania por meio de dois pilares:

· Despertar a cidadania - Oferecendo formas, conteúdos e capacitação para as escolas e centros de formação para que trabalhem temas que despertem a pro-atividade e a responsabilidade da cidadania nas pessoas.

· Gerar a transformação - Identificando, selecionando e capacitando pessoas com potencial para impulsionar seus projetos de transformação social em todo o Brasil.

Hojemais - Como se deu esse processo de reposicionamento?

Tamara Natale - Após um diagnóstico profundo realizado com diversos stakeholders, entendemos que precisávamos definir um único campo de atuação para o Instituto, a fim de maximizar nossos investimentos e conectar os projetos com aquilo que acreditamos: o nosso propósito de negócio.

Desta forma, o foco agora será voltado para a causa da educação, enquanto as demandas de meio ambiente, anteriormente endereçadas ao Instituto, ficarão com a área corporativa de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade da IP.

O nome e a marca do Instituto também foram reposicionados e representam a forma abrasileirada e simplificada de dizer a sigla IP. A mudança foi feita para aproximar a IP das pessoas e comunidades com as quais se relaciona, conectar nossos atributos ao nome e reforçar a nossa essência.

Hojemais - Por que escolheram a Educação?

Tamara Natale - A educação no Brasil ainda é um campo que precisa de projetos de alto impacto. Apesar dos grandes investimentos nesta causa, há números que precisam de atenção.  Por isso, o Instituto entende que é preciso resgatar o valor da educação inclusiva, igualitária, baseada nos direitos humanos e no desenvolvimento sustentável, estimulando um papel ativo e responsável de cada membro da sociedade neste processo de transformação.

Além disso, acreditamos que essa seja nossa vocação, já que nossos produtos estão na base de qualquer processo de ensino, leitura, criação e desenvolvimento de novas ideias.

Hojemais - Como os dois principais projetos do Instituto, a Escola Formare AIPI e o Concurso de Redação, estão seguindo neste momento de pandemia?

Tamara Natale - Desde que teve início a pandemia, a IP vem tomando todos os cuidados para preservar a saúde e a segurança de todos. Com os projetos do Instituto não poderia ser diferente.

No caso da Escola Formare, os alunos seguem com as aulas de forma remota, que são conduzidas pelos profissionais da IP, nossos Educadores Voluntários, sendo assim continuam recebendo toda a orientação da mesma forma como acontecia presencialmente. O cronograma foi prorrogado, a fim de não prejudicar os estudantes e atingir a carga horária necessária para a certificação da turma.

Já o Concurso de Redação, em breve, abrirá as inscrições para que escolas de todo o Brasil possam enviar os textos de seus alunos.

Em 2020 o Instituto também lançou um novo projeto, o Arte na BNCC, um curso online para que professores de Arte se apropriem da nova Base Nacional Comum Curricular na prática. A formação será oferecida gratuitamente para mil professores da rede pública de ensino de todo o país em parceria com a marca de papéis para imprimir e escrever Chamex.

Hojemais - Em Três Lagoas, como os jovens podem se inscrever para participar da Escola Formare? Quais são as opções disponíveis?

Tamara Natale - As inscrições para o processo seletivo costumam acontecer no mês de novembro. Anualmente, o Instituto AIPI abre 10 vagas para o curso de qualificação profissional de Assistente de Produção Industrial para estudantes de Três Lagoas, entre 16 e 19 anos.

O curso  foi desenvolvido pela Fundação Iochpe em parceria com o Instituto AIPI, considerando os processos existentes na unidade – tem a duração de nove meses e é realizado na IP. As aulas são planejadas com foco no desenvolvimento de competências e habilidades importantes para atuação no mercado de trabalho e são ministradas pelos próprios profissionais da empresa, de forma prática e teórica. Basta acompanhar o website do Instituto para saber mais: https://institutoaipi.com.br/.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM SOMOS MAIS
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.