AO VIVO
WebTV

Campanha de vacinação contra Poliomielite começa na próxima semana em Três Lagoas

Hojemais conversou com a Coordenadora da Central de Vacinação de Três Lagoas, Humberta Azambuja

Da redação  - Hojemais Três Lagoas
22/05/24 às 15h24
Imagem disponível online

A partir da próxima segunda-feira (27), a Secretaria de Saúde de Três Lagoas estará promovendo a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. O movimento nacional, que vai até 14 de junho, objetiva vacinar todas as crianças de 1 a 4 anos, incluindo as que já estão com a vacinação em dia. 

Segundo a Coordenadora da Central de Vacinação de Três Lagoas, Humberta Azambuja, a pasta já se prepara para a campanha, que possui uma meta de 7.300 crianças nessa faixa etária, com o objetivo de alcançar 95% desta. “Todos os municípios têm um compromisso com o Ministério da Saúde e com o Plano Nacional de Imunização de imunizar pelo menos 95% das nossas crianças”, afirmou a coordenadora.

Para cumprir tal meta, o município usará de estratégias, ofertando a vacina, além das unidades de saúde, também nas escolas. Para que haja êxito, é necessário que “a família tenha adesão à campanha e libere essa criança para ser vacinada com a vacina oral”, informou Azambuja.

No ano de 2023, a cobertura vacinal no município foi de 84,64% para a vacina contra a poliomielite, o que está abaixo da média. Entretanto, a entrevistada afirma que, neste ano de 2024, até o presente mês, já foi alcançada uma cobertura de 100,32%. A adesão deve continuar durante a campanha, onde até mesmo as crianças que já estão com a vacinação em dia poderão receber o imunizante.

A campanha é promovida devido ao risco de retorno da doença no Brasil, onde o último caso ocorreu em 1989. No ano de 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Entretanto, no ano de 2023, passou a ser classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus, de acordo com a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Para evitar o retorno da doença, que causa paralisia, é necessária a colaboração da população na prevenção e imunização.

Imagem: SMS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM WEBTV
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.