O projeto que implanta hortas urbanas em Três Lagoas promove um novo estilo de produção que beneficia o meio ambiente e os produtores. A parceria entre a empresa Suzano e as Faculdades Integradas AEMS, promove a agroecologia, ou seja, o uso consciente dos recursos naturais, de maneira socialmente justa.
No total, são 60 famílias atendidas pelo projeto, sendo que, para cada dez famílias, há um estudante para realizar o acompanhamento. A ação é benéfica tanto para os produtores quanto para os estudantes que, além de receberem uma bolsa para realizar as atividades, podem aprender na prática sobre sua área de conhecimento.
O Hojemais esteve presente em uma dessas plantações e conversou com uma das professoras responsáveis pelo projeto, a engenheira agrônoma, Tatiane Oliveira, que destacou como os demais cursos da faculdade deram apoio ao projeto, que também comercializa dentro da AEMS.
Sobre a possibilidade de ampliação comercial, Elizangela, uma das produtoras rurais envolvidas no projeto, afirma que as vendas só foram possibilitadas após a ação. Segundo ela, com o aumento da produção, teve de passar a comercializar os produtos, sendo que, a cada 15 dias, às quartas-feiras, acontece uma feira na AEMS.
Portanto, a agroecologia vem colaborando socialmente com a vida dos produtores, ao mesmo tempo em que beneficia o meio ambiente.
