Após uma longa trajetória de prevenção, as Unidades de Saúde não realizam mais a aplicação da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) desde a última sexta-feira (27). Conhecida como “gotinha” e representada pelo “Zé Gotinha”, ela será substituída, a partir do dia 4 de novembro, pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.
A decisão é nacional e atinge todos os municípios do Brasil. Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Humberta Azambuja, a vacinação contra a poliomielite é realizada desde 1977: “Nós estamos há 47 anos vacinando as nossas crianças contra a poliomielite”. Como resultado da adesão da população e da eficiência das campanhas, o último caso da doença registrado no país foi em 1989.
A fim de promover a vacinação, foi criado, em 1986, o personagem “Zé Gotinha” pelo artista plástico Darlan Rosa, segundo a coordenadora Azambuja. A figura, que há tantos anos acompanha as campanhas, não deixará de existir com o fim da VOPb. Segundo o Ministério da Saúde, a decisão não afetará a presença do mascote oficial das campanhas de vacinação, que deve continuar promovendo a imunização.
Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de país livre da poliomielite no continente americano, mantendo tal status até a atualidade. Com base nesse sucesso, Azambuja afirma que o Ministério da Saúde decidiu retirar a “gotinha”. Segundo ela, “o Plano Nacional de Imunização entende que, pelo fato de estarmos há 34 anos livres da doença, isso nos dá tranquilidade para retirar da circulação o vírus vacinal atenuado. Então, mantemos sim a vacina contra pólio, mas agora com o vírus inativado, que é, na verdade, uma injeção”.
Dessa forma, após as mudanças, o esquema vacinal será o seguinte:
- 1ª dose: crianças de 2 meses;
- 2ª dose: crianças de 4 meses;
- 3ª dose: crianças de 6 meses; e
- Dose de reforço aos 1 ano e 3 meses de idade.
Com base em dados epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais, entre os dias 30 de setembro e 4 de novembro, não será realizada a aplicação da “gotinha” em crianças de 1 ano e 3 meses, e 4 anos de idade. Durante este período, a imunização será paralisada para que, a partir de 4 de novembro, o novo esquema vacinal seja implementado.
Assim, a vacinação continuará com 100% de eficiência, em busca de uma Três Lagoas com ampla cobertura vacinal e pela continuidade de um Brasil sem poliomielite.
