O envio, em regime de urgência, de um Projeto de Lei sobre a regulamentação de parklets em Três Lagoas gerou debates e levantou dúvidas entre os moradores. Para esclarecer o assunto, o presidente da Abrasel Costa Leste, Brenner Salviano, explicou o que são essas estruturas e como funcionam.
Os parklets são instalações temporárias em espaços públicos, geralmente em vagas de estacionamento, que funcionam como extensões das calçadas, ampliando a área útil de bares, cafés e restaurantes. Segundo Brenner, esse modelo já é utilizado com sucesso em grandes cidades brasileiras e também em municípios de Mato Grosso do Sul.
“É importante reforçar que os parklets só podem ser instalados com autorização do poder público. O empresário precisa de alvará específico e a cidade precisa aprovar em quais locais eles podem ser implantados”, afirma Salviano.
A Abrasel tem atuado no esclarecimento da população e dos empreendedores sobre o tema, buscando mostrar que os parklets são instrumentos de revitalização urbana, que fomentam o comércio local e valorizam o espaço público de forma funcional e segura.
