AO VIVO
WebTV

Três Lagoas celebra 3º lugar no estadual de futsal para surdos

Projeto de inclusão esportiva cresce na cidade e recebe apoio da comunidade surda

Da redação - Hojemais Três Lagoas
31/03/25 às 16h16
Imagem: Prefeitura de Três Lagoas

A equipe de Futsal para Surdos de Três Lagoas celebrou uma importante conquista no último sábado, 22 de março. O time garantiu o 3º lugar no II Open Estadual de Futsal dos Surdos, evento promovido pela Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul (FDSMS) e realizado no Ginásio Clube Campo, em Campo Grande.

O grupo, formado recentemente por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e a Associação dos Surdos de Três Lagoas (ASTL), superou desafios e demonstrou grande evolução dentro da competição. Além da equipe três-lagoense, participaram do torneio a Associação de Campo Grande dos Surdos, a Associação Naviraiense das Pessoas com Deficiência e a Associação Pantanal dos Surdos de Mato Grosso do Sul.

Para Matheus Igor de Souza Passos, presidente da Associação dos Surdos de Três Lagoas, a conquista reflete um sonho que começou há alguns anos. “Eu sempre tive um sonho, e eu via que aqui em Três Lagoas muitas vezes não tinham oportunidades para os surdos. Então, foi onde eu resolvi ter essa iniciativa de criar a Associação. No início eu era sozinho, e aos poucos foram vindo mais surdos, e cada vez mais foi crescendo. Até pessoas da região começaram a ter interesse em vir e participar também.”

O crescimento do paradesporto em Três Lagoas

O futsal para surdos é uma modalidade em expansão no município, promovendo inclusão e integração social. Segundo Matheus, a participação no torneio estadual foi um grande marco. “Até que surgiu a oportunidade do torneio, e foi onde todo mundo se organizou, compramos as chuteiras e tivemos apoio da prefeitura também. E pela primeira vez conseguimos vencer em 3º lugar. Tenho a expectativa de que nós continuemos participando desses campeonatos.”

Apesar dos desafios enfrentados pela comunidade surda, o projeto vem quebrando barreiras e mostrando a importância da inclusão. “Existiam muitas barreiras na sociedade, porque muitas vezes as pessoas não acreditam na capacidade dos surdos. Mas nós temos sim condições, somos profissionais, temos cursos, diversas formações e experiências. As pessoas surdas podem e devem estar no mercado de trabalho e no esporte”, reforça Matheus.

O time três-lagoense contou com a participação dos atletas Matheus Igor de Souza Passos, Pedro Cesar Sabino de Souza, Lucas Valgas Franco, Geovanne Beltrão Petrich, Kevin Lukas Moreira Ramos, Ismael Leandro da Silva, Carlos Alberto Barbeiro Mitidiero Junior e Vitor Hugo da Silva Coelho, além dos intérpretes de Libras Talita Lima Junqueira e João Vitor da Silva Gomes.

Inscrições abertas para novos participantes

O projeto segue aberto para novas inscrições. Homens e mulheres de qualquer idade, que tenham perda auditiva bilateral de 55 decibéis ou mais, podem participar. Os interessados devem procurar a SEJUVEL, localizada no cruzamento da Avenida Clodoaldo Garcia com a Rua Maria Guilhermina Esteves, ou entrar em contato pelos telefones (67) 98139-1403 e (67) 98139-1471.

Matheus reforça a importância da Associação na vida das pessoas surdas. “A Associação sempre está na responsabilidade de cuidar da pessoa surda, seja ela mais nova, bebê ou idosa. Muitas vezes, as pessoas enfrentam dificuldades por não terem um intérprete, mas dentro da Associação nós oferecemos esse apoio. Se alguém quiser participar do esporte ou de qualquer outro projeto, pode entrar em contato conosco. Estamos trabalhando para tornar o Mato Grosso do Sul um lugar melhor para todos.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM WEBTV
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.