Cotidiano

Antigo PS de Birigui é preparado para atender casos de covid-19

Ambulatórios de Saúde da Mulher e da Criança foram remanejados para outras salas, no mesmo prédio, no Centro

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
15/01/21 às 21h22

*Matéria com correção

Centro Médico atenderá casos de covid-19 (Foto: Divulgação)

O prédio onde funcionou durante anos o pronto-socorro municipal, na praça Gumercindo de Paiva Castro, no Centro de Birigui (SP), está sendo preparado para atendimento específico de pacientes com sintomas de covid-19.

Atualmente funciona no endereço o Centro Médico Hospitalar, que abriga serviços como o Ambulatório de Saúde da Mulher, Ambulatório de Saúde da Criança, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), o Centro Integrado de Ortopedia/Radiologia, entre outras especialidades médicas.

Segundo a Prefeitura, esses serviços serão mantidos, no mesmo prédio, porém em outras salas. O único serviço que será transferido para outro local será o programa Criando Asas, que irá para o prédio do Cemadi (Centro Municipal de Atendimento e Diagnóstico), localizado na avenida João Cernach, 2.360.

Atendimento

De acordo com a secretária de Saúde, Adriana Sangaletti Duarte, as mudanças que estão sendo feitas foram sugeridas ainda na gestão anterior, em reuniões do Conselho da Saúde e do Comitê de Crise para Enfrentamento da Covid-19, porém não foram implementadas. Na época, já era previsto um aumento considerável no número de casos do novo coronavírus após as festas de final de ano, como o que tem ocorrido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A ideia é preparamos um ambiente para atendimento apenas de covid-19. Estamos estruturando e para isso, precisei tirar os serviços deste local e levarmos para outro (no mesmo prédio)”, explicou, ressaltando que todos os serviços continuam.

A reportagem do Hojemais Araçatuba recebeu denúncias de que os serviços estariam sendo desmontados e não seriam mais prestados na atual administração, o que foi negado pela Secretaria de Saúde. No início da noite, a secretária participou de uma live com o prefeito Leandro Maffeis, onde deu mais detalhes das mudanças.

Mais fácil 

Segundo Adriana, hoje são vários os locais que atendem casos de covid-19, como o pronto-socorro e UBSs, e em poucos dias no comando da administração foram recebidas denúncias alertando para um aumento na contaminação dentro desses serviços.

Outro problema foi a ocupação de 100% de leitos de UTI na Santa Casa, o que obrigou a internação de pacientes no pronto-socorro, sobrecarregando a unidade de urgência e emergência.

“Pensando nisso, precisamos nos preparar para que esse tipo de situação não aconteça mais”, disse.

Como o prédio do Centro Médico já foi pronto socorro, existe uma canalização de oxigênio, necessitando de poucas adequações para atender os casos de covid-19.

Não foi informada data de inauguração desse novo serviço.

Números da covid-19

Em cinco dias, Birigui registrou 12 mortes pelo novo coronavírus, totalizando 140 óbitos na pandemia. Só nesta sexta-feira (15), foram confirmadas cinco mortes.

O boletim epidemiológico também atualizou o total de pessoas infectadas com a doença na cidade. Agora são 5.455 casos positivos, sendo que 364 são profissionais da saúde. Até o momento, 4.861 pessoas já foram curadas e 288 esperam resultados de exames.

Durante a transmissão ao vivo, o prefeito pediu que a população se previna, use máscara e álcool em gel para evitar o aumento desses números.

*Matéria alterada no dia 18/01/2021, às 18h30.

A Prefeitura de Birigui informou erroneamente que o programa que seria transferido do Centro Médico para o Cemadi seria o Arte de Crescer. Na verdade, o programa que foi transferido foi o Criando Asas. O texto foi corrigido.

O Arte de Crescer é um programa da Secretaria de Assistência Social, que atende crianças de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, envolvendo práticas lúdicas, esportivas e culturais. O programa funciona no mesmo prédio do Rotary, um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, na avenida João Cernach, 2.330.

Por conta da pandemia, não está havendo atendimento presencial, sendo repassadas atividades a distância. A atual gestão fará ainda neste ano um diagnóstico social para verificar qual região da cidade tem mais demanda para este serviço. O objetivo é implantar o núcleo em novo espaço.

Já o Criando Asas é um programa da Secretaria de Saúde, que migrou do Centro Médico para Cemadi (Centro Municipal de Atendimento e Diagnóstico de Birigui), na avenida João Cernach, 2.360. Beneficia cerca de 40 crianças de 0 a 7 anos, com atendimentos de fonoaudiologia e estimulação global. Por conta da pandemia, os atendimentos estão sendo feitos individualmente.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.