O Hospital Perola Byington (SP), considerado como Centro de Referência da Saúde da Mulher, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba (SP) e o Instituto Avon, realizaram nesta sexta-feira (6), um curso de diretrizes em saúde da mulher, para profissionais de saúde das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e do Centro de Especialidade em Saúde - Auxilium de Araçatuba.
O objetivo do curso é capacitar profissionais do município para o atendimento resolutivo de casos de pequena e média complexidade nas áreas da ginecologia e mastologia, em nível ambulatorial. Encaminhamento correto dos casos que não podem ser absorvidos pela atenção primária também foi abordado.
Temas
Entre os temas abordados estava a apresentação do projeto sobre a importância da adoção dos protocolos custo/efetivos no SUS na detecção do câncer ginecológico e mamário; importância da biópsia ambulatorial de mama nos nódulos suspeitos; apresentação de casos clínicos de colo uterino, ovário e endométrio e anticoncepção prolongada às mulheres em situação de vulnerabilidade.
O evento contou com a presença do diretor técnico do Hospital Perola Byington, prof. dr. Luiz Henrique Gebrim, da secretária de Saúde, Carmem Guariente, e da vice-prefeita Edna Flor.
“Buscamos, com esse curso, dar uma orientação sobre as diretrizes e prioridades em saúde pública que salvam vidas, que ajuda a agilizar o fluxo de atendimento, trazer rapidez no diagnóstico do câncer. Uma vez que isso não possa ser feito compromete a sobrevida e cura do paciente, então quanto mais ágil nós formos, melhor para salvarmos vidas”, afirmou Luiz Henrique Gebrim.
Saúde da mulher
Carmem Guariente, secretária de Saúde municipal, comemorou a realização do curso.
“Esse evento está ocorrendo em um momento propício. Nossa grande preocupação com a saúde da mulher é conseguirmos um diagnóstico em um tempo oportuno para que, se necessário, seja iniciado o tratamento. As diretrizes tratadas nesse curso farão com que as equipes da atenção básica estejam ainda mais alertas à detecção de problemas. Investir na formação dos médicos da rede municipal é essencial, principalmente com a experiência do Hospital Perola Byington, que é uma referência em termos de saúde da mulher no Estado”.
A secretária destacou que, devido à pandemia da covid-19, muitas mulheres deixaram de fazer os exames de rotina.
“Nossa luta na saúde, frente à Atenção Básica, é incentivar que as mulheres façam mamografia. Agradecemos também a doação desse equipamento para fazer a biópsia da mama, material que com certeza nos ajudará a salvar mais vidas. Com o diagnóstico precoce, é permitida à paciente uma condição de vida melhor”, finaliza Carmem.
Durante o evento, o Hospital Perola Byington fez a doação de um equipamento e materiais utilizados para fazer biópsia em mulheres com nódulos suspeitos nas mamas. Com anestesia local, o exame é feito em dez minutos e ajuda no diagnóstico rápido de doenças.
