Cotidiano

Araçatuba não terá exames de genotipagem em dezembro

Exames são realizados para tratamento de pessoas com HIV, aids e hepatite C; suspensão não afeta os testes rápidos, que continuam sendo feitos pelo Sistema Único de Saúde

Manu Zambon  - Hojemais Araçatuba
09/12/20 às 13h40
Foto: Banco de imagens

Araçatuba (SP) não realizará, durante o mês de dezembro, exames de genotipagem em pessoas com HIV, aids (doença causada pelo vírus HIV) e hepatite C, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). 

A explicação para a interrupção dos serviços vem do Ministério da Saúde, que deixou vencer em novembro o contrato com a empresa que fazia os testes, que neste caso é o Centro de Análise e Tipagem de Genomas. 

No entanto, de acordo a Secretaria Municipal de Saúde, os testes rápidos que detectam o HIV, aids, hepatites e sífilis são realizados normalmente, e gratuitamente, no Postão do município e UBSs (Unidades Básicas de Serviços). 

Genotipagem

Segundo a pasta, a genotipagem é realizada para detectar a resistência genotípica em pacientes em uso de terapia antirretroviral. Em pessoas HIV positivo, que fazem uso de medicamentos, o teste permite diagnosticar falhas no tratamento, apontar quais substâncias estão falhando, para que assim haja a possibilidade de fazer a terapia de resgate com esse paciente. 

No caso da hepatite c, o teste é utilizado para definir qual é o tipo de medicamento que a pessoa terá de fazer uso. 

Diretrizes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A demanda por essa testagem no município não é alta, ficando entre cinco a seis coletas por mês, informa a secretaria. Para não afetar pacientes que precisam dos tratamentos adequados, o município aguarda uma posição do governo do Estado, que está estipulando novas diretrizes, que devem substituir medicação em uso para medicamentos que não necessitem de genotipagem para iniciar o tratamento. 

“Quem precisar iniciar no mês de dezembro o tratamento, não precisará de genotipagem, pois o Estado está formulando novas diretrizes, direcionamento as farmácias que dispensam os medicamentos e direcionando serviços, e como iremos conduzir essa questão”, informa a secretaria. 

Nota

O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, publicou no último dia 2 uma nota informativa alertando sobre a suspensão das coletas de amostras para exames de genotipagem do HIV e hepatite C. 

A nota informa que para minimizar os prejuízos aos pacientes, foram estabelecidas orientações específicas para cada um dos agravos. O departamento ainda está avaliando a melhor estratégia para atender as pessoas com hepatite C que necessitam de genopagem.

Já pacientes com HIV/aids, o departamento explicou que serão coletados e processados apenas exames de genotipagem em crianças com menos de 12 anos e gestantes. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.