Cotidiano

Araçatuba sedia Plenária Municipal de Saúde

Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde

Da Redação - Hojemais Araçatuba
25/06/26 às 15h47
Foto: Divulgação

Mais de 120 pessoas, entre gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) participaram da Plenária Municipal de Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira (25), no auditório Papa Francisco, no Unisalesiano.

O encontro foi promovida pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde) de Araçatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, como etapa municipal da 10ª Conferência Estadual de Saúde e da 18ª Conferência Nacional de Saúde.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil” , a plenária foi realizada com o objetivo de reunir diversos segmentos da sociedade para a avaliação da situação da saúde e construção de propostas visando o aprimoramento das políticas públicas.

Propostas

O evento contou palestra sobre a importância da vacinação ministrada pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para as discussões dos eixos temáticos e elaboração de propostas nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos: democracia e saúde como direito e soberania; financiamento adequado do SUS; desafios com emergências climáticas e justiça socioambiental; e organização do cuidado e gestão da saúde.

As propostas foram avaliadas e aprovadas em plenária, resultando na definição de uma diretriz por eixo que será encaminhada para as etapas estadual e nacional. Também forem eleitos noves delegados que representarão Araçatuba na Etapa Macrorregional, que acontecerá em 2027.

Foto: Divulgação

Honraria

O encontro também marcou a entrega da Honraria de Participação Popular em Saúde “Walter Francisco Barros”, concedida a conselheiros e ex-conselheiros do Comus pela relevante contribuição para o fortalecimento do controle social, da participação popular e defesa do SUS.

Foram homenageadas 15 pessoas, sendo sete usuários, quatro trabalhadores da saúde e quatro gestores/prestadores de serviços, com mais de oito anos de atuação no Comus ou com mais de 65 anos, além de ex-presidentes, conforme previsto em resolução.

Participantes

Compuseram a mesa de autoridades a vice-prefeita Nice Zucon (PL); a secretária municipal de Saúde, Lucila Bistaffa; o presidente do Comus, Thiago Henrique Braz Mendes; e o vereador e presidente da Comissão de Saúde de Câmara, Damião Brito (Rede).

Também estiveram presentes o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Everton Santos; a representante do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde); Sandra Cristina Rodrigues Daher, representando os trabalhadores da saúde; e Luciana Oliveira Beck, representando os usuários da saúde.

Homenageados com a Honraria de Participação Popular em Saúde Walter Francisco Barros :

Usuários da Saúde

- Thiago Augusto Gon Barros (filho de Walter Francisco Barros)

- Albertino de Lima (ex-presidente do Comus) 

- Lenira Sônia Borgeth

- Luci de Fátima Ferreira Gallego

- Sidney Freitas Ribeiro

- Eliana Vincolete da Silva

- Luciana Oliveira Beck

Trabalhadores da Saúde

- Ricardo Wagner Ferrari Machado (ex-presidente do Comus)

- Celso Antunes Machado

- Neusa Correia da Silva 

- José Monteiro dos Santos 

Gestor / Prestador

- Antônio Domingos de Camargo

- Priscila Nogueira de Morais Cestaro

- Martha Maria Calixto Marques de Oliveira

- Marcos Adriano Mantovan

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  25/06/26 às 11h21
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.