A Vigilância Epidemiológica de Araçatuba divulgou boletim nesta sexta-feira (1), confirmando de 14 casos positivos de dengue na cidade neste ano.
Uma das pessoas que contraíram a doença é uma menina de 7 meses, moradora no bairro Hilda Mandarino. De todos os casos, oito são mulheres e seis são homens.
Entre jovens, há ainda um homem de 18 anos, do bairro Dona Amélia. Os demais casos são de pessoas com idades que variam de 26 a 64 anos.
Os casos foram registrados em diferentes bairros da cidade, segundo a Vigilância Epidemiológica. São eles: Nova Iorque, Dona Amélia, Hilda Mandarino (2), Guanabara, Vilela, Boa Vista, Rosele, Vila Alba, São José, Bandeiras, Aeroporto, Rosele e Atlântico.
Região
Na região, a cidade com a maior quantidade de casos confirmados de dengue é Andradina, com mais de 1,2 mil pessoas atingidas.
Para tentar conter o avanço da doença, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) estão aplicando inseticida.
A partir de segunda-feira (4), a ação acontece nos bairros Passareli, Alvorada, Jardim Europa, São João e Pereira Jordão, somando 7.001 imóveis. A previsão é que a aplicação prossiga até quarta-feira (6).
Já foi aplicado inseticida em mais de 15 mil imóveis e nos dias 11, 12 e 13 serão atendidos os bairros Parque Urubupungá, Vila Messias, São Gabriel, Vila Rondon, Vila São Pedro, Alto dos Ipês, Jardim Brasil, Tulipas, Morada do Sol, Santa Cecília e Castanheira, somando mais 5.948 imóveis.
Alerta
A Prefeitura de Penápolis informa que a cidade também está em estado de alerta para evitar a proliferação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya.
Segundo o enfermeiro Alexandre Pereira de Almeida, foram apresentadas estratégias para evitar a proliferação das doenças e todos os servidores da Saúde estarão envolvidos no trabalho preventivo.
Na cidade, 90 proprietários de imóveis que trazem risco à saúde pública foram notificados para limpá-los no prazo de 20 dias, retirando todos os detritos e materiais que apresentam risco a saúde pública do município. A multa em caso de descumprimento é de R$ 631,45.