O Hospital do Olho de Araçatuba (SP) realiza até sexta-feira (17) o projeto social de orientação à prevenção à cegueira. A ação acontece no calçadão da rua Marechal Deodoro, de Araçatuba, no horário comercial.
Com a utilização de uma unidade móvel própria, exames oculares são feitos gratuitamente. O projeto será estendido a outras 43 cidades. Os profissionais do HO vão percorrer a região oferecendo exames de tonometria e acuidade visual, que previnem várias patologias oftalmológicas. As ações serão realizadas em parcerias com empresas privadas e prefeituras.
Dos cerca de 39 milhões de casos de cegueira existentes atualmente no mundo (mais de 580 mil só no Brasil), a OMS (Organização Mundial de Saúde) calcula que 80% poderiam ter sido evitados se houvesse diagnóstico médico precoce e tratamento adequado. O relatório mundial sobre visão de 2020 apontou que 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo. Desse total, 1 bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como catarata, glaucoma e diabetes.
“As três situações podem ser resolvidas ou sensivelmente atenuadas com visitas periódicas ao oftalmologista. São doenças características de pessoas acima dos 50 anos de idade – pode acontecer com os jovens, mas em menor quantidade – e um exame anual pode prevenir”, afirma a oftalmologista Ana Carolina Capelanes.
Exames
Um dos exames oferecidos no projeto, a tonometria, serve para medir a pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular estão relacionadas ao humor aquoso, material localizado na câmara anterior do olho. A pressão intraocular elevada é o principal fator de risco para o glaucoma e esse exame tem como objetivo, em conjunto com outros, o diagnóstico precoce e acompanhamento do glaucoma e é feito em apenas 5 minutos.
Já a acuidade visual, também oferecido pela unidade móvel do HO, é um aparelho chamado Titmus que faz a medida da acuidade visual. A avaliação não requer nenhum preparo prévio, como a dilatação da pupila feita em outros testes de visão, e pode ser feita em até 15 minutos.
Além de atender a população em geral, como quem estiver fazendo suas compras no calçadão de Araçatuba, a unidade móvel será levada a bairros periféricos das cidades, onde boa parte de seus moradores não possui acesso a um oftalmologista.
