Cotidiano

Banco de Leite Humano de Araçatuba coletou 2.114 litros de leite em 2024

No total, 286 recém-nascidos foram beneficiados

Da redação 
16/05/25 às 10h33
(Foto: Divulgação)

O BLH (Banco de Leite Humano) de Araçatuba registrou a doação de 2.114 litros de leite em 2024, a partir da ação de 1.527 lactantes. Ao todo, 1.291 litros foram distribuídos para UTIs (Unidades de Terapias Intensivas) neonatais – 98% para Santa Casa do município –, beneficiando 286 recém-nascidos prematuros.

Uma dessas doadoras foi a negociadora de cobranças Maria Clara Figueiredo Morim e Silva, de 24 anos, moradora do Bairro Umuarama. Mãe do pequeno José Pedro Figueiredo Fernandes de Lima, de 1 ano e 7 meses, ela doou 75 litros de leite no ano passado.

Maria Clara conta que decidiu ser doadora devido à hiperlactação (produção excessiva de leite materno). Com o auxílio de sua consultora de amamentação, procurou o BLH. “Decidi que precisava compartilhar essa bênção que Deus tinha me proporcionado” , afirmou.

Apesar de não ser mais doadora pela diminuição do leite, ela incentiva outras mamães a realizarem esse gesto nobre. “Sinto muito orgulho em saber que, além de nutrir meu filho, estava nutrindo outros bebês. Então, quem puder doe e ajude a salvar os bebês que tanto precisam” , pediu.

Sonho realizado 

A segunda maior doadora ao BLH foi a fisioterapeuta Beatriz Franceschini Castanhari, de 30 anos, residente no Bairro Aeroporto. Ela é mãe do Pedro Castanhari de Oliveira, de 1 ano, e doou 66 litros de leite em um período de oito meses.

Beatriz soube do Banco de Leite durante visita a uma amiga que fazia doações ao serviço especializado. Desde então, despertou nela o desejo em também ser doadora, antes mesmo da gravidez. Quando teve o Pedro, ela resolveu entrar em contato com o BLH, por ter uma boa produção de leite.

Hoje, Beatriz faz questão de incentivar outras mulheres que podem a doar. “Tenho muito orgulho em ter amamentado, pois era um sonho desde que descobri minha gestação. E me sinto ainda mais orgulhosa em ter conseguido doar e ajudado a nutrir outros bebês necessitados” , comentou.

Homenagem 

Maria Clara e Beatriz serão homenageadas pelo Banco de Leite por terem sido as principais doadoras em 2024. 

A premiação acontecerá no dia 30, às 8h, na sede do serviço, encerrando as atividades alusivas ao Dia Mundial e Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio.

Estoque baixo 

De janeiro a abril deste ano, foram coletados 748 litros de leite, doados por 569 mulheres de Araçatuba e região. No período, foram distribuídos 469 litros para UTIs neonatais. A enfermeira e coordenadora do BLH, Jesiela Passarini, alertou que o estoque de leite está baixo na unidade.

“Com a chegada da época mais fria, a tendência é as doações caírem mais ainda, o que é preocupante devido ao número de recém-nascidos internados na UTI neonatal e o agravamento do surto de bronquiolite. Então, precisamos de mais doações, pois esse ato de amor ajuda a salvar vidas” , ressaltou Jesiela.

Conforme o Ministério da Saúde, o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, e reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos. Também diminuiu o risco de desenvolver hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Como doar 

As interessadas em doar leite materno devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelos telefones (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654. Para ser doadora, a mamãe precisa estar produzindo volume de leite superior às necessidades do próprio filho e estar bem de saúde.

 A equipe do BLH vai até a residência, faz a entrevista e triagem com a puérpera, leva os frascos esterilizados e a bombinha para facilitar a extração do leite. Uma vez por semana, um funcionário passa na residência para pegar os frascos cheios e deixar mais potes vazios. 

“Todo leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído aos prematuros internados nas UTIs neonatais. O leite materno é um alimento completo e um remédio único, que oferece benefícios vitais à saúde dos bebês” , completou Jesiela.

SERVIÇO

Homenagem às doadoras que foram destaque em 2024

Data: 30 de maio, às 8h
Local: Banco de Leite Humano
Endereço: Rua Dona Ida, 645, Aviação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.