Cotidiano

Birigui amplia vacinação para crianças de 11 anos sem comorbidades

Imunização para esse público começa a partir desta quinta-feira (20); confira os pontos de vacinação

Da redação - Hojemais Araçatuba
19/01/22 às 17h28
(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Birigui (SP) ampliou a vacinação contra a covid-19 para crianças com 11 anos completos sem comorbidades. A imunização para esse público começa a partir desta quinta-feira (20). A vacinação segue também para os pequenos de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente.

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) de referência para a vacinação são dos bairros Santo Antônio e Colinas, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Nos demais postos de saúde as doses serão aplicadas, porém, com agendamento prévio na própria unidade no período da manhã.

Todas as terças-feiras a dose pediátrica da Pfizer será aplicada também no Centro Médico, no espaço do antigo pronto-socorro municipal, das 7h30 às 12h. É necessário apresentar a certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão do SUS da criança.

Comorbidades 

No caso das crianças com comorbidades, os pais ou responsáveis devem apresentar laudo médico que comprove a condição dos pequenos (exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica), que conste o CRM do médico. Poderão ser utilizados os cadastros
existentes nas unidades de saúde.

As comorbidades definidas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde para tomar a vacina são: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; talassemia.

Entram também doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritimias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; síndrome de Down; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; doença cerebrovascular; doença renal crônica.

Completam também a lista a hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.