Cotidiano

Birigui realiza neste sábado o Dia D da campanha Fique Sabendo

Ação é realizada por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e acontecerá das 8h às 12h, na praça Dr. Gama

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
03/12/21 às 18h03

A Secretaria de Saúde de Birigui (SP) realiza neste sábado (4) o Dia D da campanha Fique Sabendo, com a intensificação de testagem de HIV e sífilis junto à população.

A ação é realizada por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e acontecerá das 8h às 12h, na praça Dr. Gama. Serão feitos testes rápidos e haverá a distribuição de preservativos masculinos e femininos e panfletos de conscientização e orientações sobre as doenças.

A campanha Fique Sabendo teve início na última quarta-feira (1º), no Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Desde a data, os testes estão sendo realizados em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dentro de seus horários de funcionamento, e também no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), das 8h às 11h30. A campanha de intensificação segue até o dia 7 deste mês.

Público

Toda a população pode participar da ação, mas a campanha é direcionada para os jovens e todas as pessoas com vida sexual ativa, especialmente os grupos de usuários de álcool e drogas, HSH (Homens que fazem Sexo com Homens), travestis, transexuais, profissionais do sexo e aqueles que nunca fizeram os testes.

Os testes são feitos com uma gota de sangue coletada do dedo e os resultados são entregues já no mesmo dia. Os testes são sigilosos e não requerem nenhum preparo prévio. O objetivo da campanha  é fazer o diagnóstico precoce das doenças e oportunizar o tratamento adequado.

Ambas as doenças podem ser transmitidas ou adquiridas por meio de relação sexual desprotegida, contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e 
agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, quando as crianças já nascem portadoras dos vírus.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids. Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade.

(Foto: Divulgação)

Oferta de testes

Testes de HIV e sífilis, bem como de hepatites B e C são realizados em todos os postos de saúde e no SAE durante o ano inteiro. O SAE fica no Centro Médico e os atendimentos são de segunda a sexta-feira. Informações: (18) 3643-6262 – ramais 255 e 212. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  12/08/22 às 14h46
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.