Cotidiano

Birigui terá “Dia D” e “Dia V” de vacinação neste sábado

UBSs estarão abertas para atualização de carteirinhas de crianças e adolescentes, enquanto drive-thru do Terminal Rodoviário prossegue com as doses contra a covid-19

Aline Galcino* - Hojemais Araçatuba
15/10/21 às 14h37
Nas UBSs serão aplicadas todas as vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Prefeitura de Birigui (SP) realiza neste sábado (16) duas campanhas de vacinação: os chamados "Dia D" e "Dia V".

O Dia D é dedicado à campanha de multivacinação, ou seja, para crianças e adolescentes menores de 15 anos que estão com alguma vacina atrasada. 

Neste caso, o atendimento será em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, que estarão abertas excepcionalmente das 8h às 17h para a vacinação.

A Secretaria de Saúde lembra que é importante a apresentação da carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes para que possa ser feita a conferência do esquema vacinal.

Serão aplicadas todas as vacinas que fazem parte do PNI (Programa Nacional de Imunização), como poliomielite, meningite, gripe, hepatite B, HPV, tétano, difteria, sarampo, rubéola, varicela, caxumba, febre amarela. O objetivo da ação é melhorar a cobertura vacinal e reduzir incidência das doenças.

No drive-thru, foco é a vacinação contra a covid-19 (Foto: Divulgação)

Dia V

Na mesma data será realizado um novo Dia V de vacinação contra a covid-19. O drive-thru do Terminal Rodoviário estará aberto das 7h30 às 13h30 para a aplicação de primeira e segunda dose e também da dose adicional.

Poderão comparecer no drive-thru os munícipes acima de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose. Será aplicada também a dose adicional em idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até abril (seis meses da conclusão do esquema vacinal).

Os biriguienses que estão no prazo para o recebimento da segunda dose e os faltosos, aqueles que perderam a data do retorno e estão em atraso com o ciclo vacinal, também serão imunizados. É necessário apresentar documento com foto e o cartão de vacinação da primeira dose.

A secretaria reforça que é essencial tomar as duas doses da vacina, respeitando os intervalos recomendados. O período entre uma aplicação e outra é de 21 dias para a Coronavac, 12 semanas para AstraZeneca e de 8 semanas (56 dias) para quem tomou a Pfizer, que teve a 2ª dose antecipada.

“O foco do Dia V é na aplicação da segunda dose nas pessoas que estão com a vacinação atrasada. Também é a oportunidade para quem ainda não tomou a primeira dose ou a dose de reforço se imunizarem”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa. *Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.