O médico cardiologista Flávio Salatino alerta para a necessidade de fazer consultas periódicas para avaliar possíveis problemas que possam levar ao infarto, principalmente nesta época do ano, com temperaturas mais baixas.
Foi o que aconteceu na noite de terça-feira (24) com o comerciante José Palermo, 58 anos, durante uma partida de futebol amador no estádio municipal Adhemar de Barros, em Araçatuba (SP).
O jogo entre os times Cadilac e Renegados fazia parte de um torneio amador com a participação de oito equipes. A vítima havia acabado de ser substituída e já estava sentada quando teve o mal súbito e caiu inconsciente.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas, prestaram os devidos socorros, mas Palermo não reagiu e teve a morte constatada.
Prevenção
Segundo o cardiologista, o clima mais frio potencializa algum problema pré-existente que a pessoa possa ter e, com isso, pode ocorrer o infarto. O mal súbito pode ser provocado por uma hipertensão mal controlada ou por uma placa de gordura na artéria do coração que a pessoa não sabe que existe, por exemplo, de acordo com o médico.
Salatino explica que há ainda muitas pessoas, que apesar de fazer atividades físicas frequentes, não cuida devidamente da saúde. “Nesses casos todos, o frio é um agravante a mais que pode causar esse evento súbito, sem falar na questão genética da pessoa, que pode ter algum histórico familiar e precisa fazer um acompanhamento”, comenta.
Por isso, de acordo com o médico, o recomendado sempre é que toda pessoa que considerada atleta por alguma prática esportiva frequente realize exames cardiológicos periódicos para detectar eventuais riscos de infarto e tomar as medidas de precaução. “Isso não isenta de acontecer, mas reduz a probabilidade” , alerta.