Cotidiano

Com mais 138 casos de covid, Birigui reduz para 70% a ocupação de estabelecimentos

Para acesso a eventos, casa de show, boates e similares, é obrigatório também comprovação da vacinação contra a covid-19

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
07/01/22 às 18h45

*Matéria atualizada às 21h30

Devido ao aumento significativo dos casos de síndromes respiratórias, associadas à covid-19 e ao surto de gripe, a Prefeitura de Birigui (SP) reduziu para 70% a capacidade de público de eventos sociais, culturais, esportivos e de negócios, bem como em casa de shows, bares e similares.

Conforme decreto publicado nesta sexta-feira (7), em edição extra do Diário Oficial, estabelecimentos comerciais e supermercados estão obrigados a realizar o controle de temperatura de pessoas na entrada, devendo, ainda, proibir o acesso daquelas que apresentarem temperatura corpórea acima de 37,5 graus centígrados, conforme recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Para o acesso à eventos, casa de show, boates e similares, é obrigatório também comprovação da vacinação contra a covid-19. Em caso de ter apenas uma dose, é necessário apresentar teste negativo para covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas.

A disponibilização de álcool em gel 70% nos estabelecimentos e o uso de máscara facial pelas pessoas permanecem obrigatórios. O descumprimento das proibições e o não atendimento às obrigações poderão resultar em multa, interdição e cassação do alvará de funcionamento.

De acordo com a Prefeitura, nada será fechado. As medidas são de caráter temporário para evitar a propagação do vírus e já estão em vigor.

Prefeito Leandro Maffeis convocou reunião para discutir estratégias de enfrentamento (Foto: Divulgação)

Reunião

As medidas foram definidas durante reunião, ocorrida hoje, convocada pelo prefeito Leandro Maffeis (PSL), para tratar sobre a reestruturação necessária para a saúde e traçar estratégias para esse novo momento.

A pauta do encontro foi sobre protocolo de atendimento dos casos gripais, testagem dos pacientes sintomáticos, necessidade de estabelecer novas condutas para evitar aglomerações e também para definir ações para incentivar a vacinação da população com doses em atraso, envolvendo os diversos segmentos econômicos de nossa cidade.

A reunião contou com a presença da secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, e sua equipe de gestores, médicos, vereadores, representantes da Santa Casa, Unimed, pronto-socorro e entidades de classe.

Boletim desta sexta-feira (7)

Números

O boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde, atualizado até as 12h desta sexta-feira (7), trouxe mais 138 casos positivos de covid-19, porém nenhuma morte.

Somando os números dos últimos três boletins, são pelo menos 340 moradores contaminados pelo novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 612 óbitos e 21.014 casos positivos da doença. Do total de confirmados, 19.126 constam como recuperados, mas os dados ainda estão em atualização.

Apenas 20 moradores aguardam resultado de exames. No boletim de ontem eram 201, o que indica que a maioria dos testes teve resultado positivo.

UTI

A Santa Casa de Birigui que até ontem marcava 11 dias sem nenhuma internação de paciente com sintomas de covid-19, tanto na UTI quanto na enfermaria, está hoje com duas pessoas positivas na UTI, conforme boletim divulgado pelo hospital nesta sexta-feira.


*Matéria atualizada para inserção dos dados do boletim da Secretaria de Saúde e de internação na Santa Casa

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.