Nesta sexta-feira (3), das 9h às 13h, acontecerá a assembleia geral ordinária do CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê). O evento será realizado na Aean (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), em Araçatuba (SP).
Dentre os itens da pauta, os destaques são as deliberações sobre os critérios de financiamento de projetos em 2022 e sobre o plano de aplicação dos valores da cobrança pelo uso da água acumulados em 2021. São essas deliberações que definem prazos, prioridades e valores a serem aplicados em projetos de preservação, recuperação e planejamento dos recursos hídricos da bacia.
Os membros do comitê ainda irão discutir alguns planos e relatórios de interesse geral da Bacia do Baixo Tietê, como o relatório de situação 2021, Programa de Aplicação e Plano de Investimento, plano de capacitação, revisão do Plano de Bacia, levantamento de indicadores ambientais da bacia e outros assuntos de interesse imediato do comitê.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê é composto por 45 membros e o mesmo número de suplentes, sendo 15 prefeitos, 15 representantes do Estado e 15 da sociedade civil. Tem como presidente o prefeito do município de Barbosa, Rodrigo Primo Antunes, vice-presidente, José Roberto Rebelato, secretário executivo, Luiz Otávio Manfré, e representante do Comitê no Conselho Estatual de Recursos, o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis Milani.