Foi realizada nesta sexta-feira (28), a solenidade de conclusão da 1ª turma do Programa de Residência Médica implantado na Santa Casa de Araçatuba e autorizado pelo Ministério da Educação por meio da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica).
Realizado no anfiteatro do UniSalesiano, o evento foi promovido pela Coreme (Comissão de Residência Médica) em parceria com a direção da Santa Casa.
Ao todo, 16 profissionais compõem a turma de concluintes. Desses, seis são especialistas na área de Clínica Médica e quatro na Pediatria e representam a segunda turma do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba.
Há ainda quatro especialistas em Obstetrícia e dois em Ortopedia e Traumatologia, que fazem parte da primeira turma de formados pelo programa.
Cursos
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, os cursos foram iniciados em 2018 e 2017, respectivamente, com conteúdo que priorizou a prática.
“São apenas 10% de parte teórica e 90% de atividades práticas com pacientes em rotinas ambulatoriais, enfermarias, urgência e emergência e terapia intensiva”, explica o médico Rafael Saad, que é coordenador da Coreme e preceptor de Clínica Médica da Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba.
De acordo com ele, por ser referência de especialidades e em atendimentos de média e alta complexidades para 40 municípios da região, o hospital oferece aos residentes, cenários diversificados.
Por isso mesmo, são ideais para práticas de assistência, incluindo em subespecialidades relacionadas à Clínica Médica e Pediatria, como por exemplo, Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia e Oncologia.
Ainda segundo, Saad, o aproveitamento da turma foi muito bom e a Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba está colocando no mercado de trabalho profissionais capacitados para atender a população.
Título de Especialista
Como o programa constitui modalidade de ensino de pós-graduação, os residentes certificados nesta sexta-feira estarão aptos ao exercício das referidas especialidades assim que obtiverem os registros no Conselho Regional de Medicina.
Na próxima segunda-feira (2) terá início uma nova turma, com 18 vagas nas especialidades de Clínica Médica (6 vagas), Ginecologia e Obstetrícia (4), Ortopedia e Traumatologia (2), Pediatria (4) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2).
Atualmente o hospital mantém Internato Médico com 57 alunos do 5º ano do curso de Medicina do UniFai de Adamantina.
Em julho, a Santa Casa receberá mais 70 alunos da instituição para o internato, que é o último requisito que o hospital precisava preencher para se transformar em um Hospital de Ensino.
Novos Cursos
Ainda neste ano, o Programa de Residência Médica abrirá três novos cursos. Serão cinco vagas, nas especialidades de Cirurgia Geral, Neonatologia e Medicina Intensiva Pediátrica, sendo as duas últimas direcionadas a formandos em Pediatria.
Assim, o PRM terá uma grade com oito cursos de especialização e 47 médicos residentes, sendo 10 Ginecologia e Obstétricia, 12 Clínica Médica, 8 Pediatria, 3 Cirurgia Geral, 1 Neonatalogia, 1 Medicina Intensiva Pediátrica, 6 Ortopedia e Traumatologia e 6 Radiologia e Diagnóstico Por Imagem.