A nova diretoria da Santa Casa de Araçatuba (SP) pretende contratar um gestor com formação hospitalar para o cargo de administrador, que até então era ocupado pelo advogado Mauro Inácio da Silva, que está proibido de entrar no hospital.
A informação consta em nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (9), informando sobre o plano de metas da nova diretoria, que assumiu na segunda-feira (7), por força de liminar expedida pela Justiça.
“Vamos contratar um gestor com formação em administração hospitalar para que esse hospital complexo, com mais de 1.600 colaboradores diretos, centenas de médicos e prestadores de serviços, seja gerido tecnicamente como precisa”, informa em nota o novo provedor, Petrônio Pereira Lima.
Reuniões
Segundo o que foi informado, os novos diretores passaram esses primeiros dias de trabalho em reuniões com os gestores do hospital. Eles teriam sido ouvidos individualmente para ter conhecimento da situação de cada setor e alinhar as informações ao plano de trabalho da diretoria.
O novo provedor comenta que a nova diretoria é formada por engenheiros agrônomos, administradores e advogado, todos experientes em suas áreas, para atuar no hospital com suporte técnico especializado.
Não foi informado o nome do futuro administrador, porém, de acordo com ele, o objetivo é ampliar e melhorar a assistência aos pacientes “que é a atividade fim do hospital”.
Plano de metas
Lima explica que a diretoria pretende atuar em três pilares considerados essenciais para se instituir um novo ciclo na história da Santa Casa de Araçatuba, que completará 95 anos no próximo dia 20.
Essa frente de prioridades é formada pelas gestões administrativa, financeira e de recursos humanos. “Vamos estreitar o relacionamento com os colaboradores, as equipes médicas, os prestadores de serviços e os fornecedores como forma de valorizá-los, visando a qualidade da assistência aos pacientes”, afirma.
Parcerias
Para o novo provedor, sem a aproximação e valorização dos integrantes desses elos não será possível fazer nada. A nova diretoria também pretende estreitar a aproximação com a sociedade, instituições e clubes de serviços da cidade.
Outra meta será buscar parceria com as prefeituras dos 40 municípios que têm pacientes atendidos pelo hospital para estreitar esse relacionamento.
A Santa Casa de Araçatuba é referência de atendimentos de alta complexidade para 40 municípios da região, que soma uma população de quase 900 mil pessoas, segundo o hospital.
Dinheiro
A captação de recursos é o terceiro pilar do plano dos novos diretores. Lima justifica que para continuar oferecendo atendimento de qualidade à região, o hospital precisa aumentar suas receitas, daí a necessidade da parceria com as Prefeituras.
Ainda de acordo com ele, a diretoria vai elaborar projetos específicos viáveis para apresentar aos vários setores da sociedade para captar parcerias. “Fizemos pesquisas em vários hospitais que têm obtido bons resultados com projetos de arrecadação e que podem também ser implantados aqui” , afirmou, sem dar detalhes.
Porém, disse que a meta da nova diretoria é atingir a condição em que “todo dia seja dia de doar para o hospital” e não apenas em situações e necessidades ou datas especificas, como o 30 de novembro, data em que a comunidade é mobilizada no "Dia de Doar" .
