Cotidiano

Estado deve investir mais R$ 2,6 milhões para adaptar terminal urbano para base dos bombeiros

Localização foi um dos motivos que levou a corporação a solicitar o imóvel, que estava inutilizado pela Prefeitura

Agência Trio Notícias
23/06/26 às 15h01
Imóvel foi oficialmente cedido ao Estado em cerimônia nesta terça-feira (Foto: Lázaro Jr.)

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado deverá investir R$ 2.600.000,00 para adequar a estrutura construída para ser o novo Terminal Urbano do transporte coletivo de Araçatuba (SP) em uma base para o Corpo de Bombeiros.

A informação foi divulgada durante cerimônia realizada no final da manhã desta terça-feira (23), para a assinatura do termo de cessão do imóvel para o governo Estado. De acordo com o decreto, que deve ser publicado no Diário Oficial do Município de quarta-feira (24), a cessão do imóvel é pelo prazo de 20 anos, que pode ser renovado, sem custo, porém, intransferível.

O terminal urbano fica na rua Rosa Cury, atrás da Havan, custou quase R$ 5 milhões aos cofres municipais e foi inaugurado no final de dezembro de 2024. Porém, com menos de três meses de uso foi interditado pela atual administração municipal, que afirmou ter constatado problemas estruturais.

Durante visita ao local, foi possível verificar que boa parte do forro do teto, que é de PVC, já não existe mais, apesar de a obra ter sido entregue há 1 ano e 6 meses.

Localização

Além disso, a localização foi considerada inadequada para o serviço, por obrigar os usuários do transporte coletivo, em sua grande maioria idosos, ter que atravessar a avenida dos Araçás para ir ao centro da cidade após desembarcar dos ônibus e para fazer o trajeto inverso.

Entretanto, foi justamente a localização um dos motivos que levou o Corpo de Bombeiros a solicitar à Prefeitura, que o espaço fosse cedido para o Estado. Isso porque, a localização centralizada e próxima da avenida, deve reduzir o tempo de resposta para atendimento às ocorrências, principalmente de urgência e emergência.

Além disso, o espaço oferecerá melhores condições de trabalho às equipes e maior capacidade de armazenamento e manutenção de viaturas e equipamentos empregados no atendimento à população.

Adaptação

Segundo o que foi informado, com a formalização da cessão do imóvel, antes de o serviço ser transferido para a área, devem ser construídos alojamentos, banheiros, sala de instrução, cozinha e refeitório, almoxarifado para materiais de resgate, mergulho, salvamento terrestre e em altura.

Durante a cerimônia de assinatura da cessão de posse, o prefeito Lucas Zanatta (PL) informou que os próximos passos serão a conclusão do projeto de engenharia para posterior contratação do serviço, pelo governo do Estado, que já está com o recurso para a obra previsto no orçamento de 2027.

Quando a base do Corpo de Bombeiros que atualmente está instalada no bairro Aviação for transferida para a nova sede, aquele espaço será repassado para a Polícia Militar ampliar a estrutura para atendimento das demandas operacionais do 2° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) e da Companhia de Força Tática. 

Com 1 ano e meio de inauguração, forro do prédio já está todo danificado (Foto: Lázaro Jr.)

Oportunidade

Ao falar sobre a cessão do terminal urbano para o Estado, o prefeito afirmou tratar-se de uma grande oportunidade. “Para nós é uma alegria muito grande essa parceria, porque é um local onde nós tínhamos várias ideias, mas não tínhamos nada concreto, como reinvestir no imóvel. E ao mesmo tempo, (vamos atender) essa necessidade do Corpo de Bombeiros que é tão importante para nós” , declarou.

Ele destacou ainda que as tratativas fluíram de forma muito rápida, com o primeiro encontro com o secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública, coronel Henguel Ricardo Pereira, tendo ocorrido na semana passada.

Ainda de acordo com Zanatta, na ocasião já foi apresentada à Prefeitura, a planta de como deve ficar o espaço após as adequações serem concluídas, inclusive com a base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

De acordo com ele, faltavam apenas detalhes e a confirmação aconteceu na segunda-feira (22), quando foi feita a convocação para a assinatura do decreto. “Honrar esse novo imóvel para o Corpo de Bombeiros e dar um atendimento melhor não só para Araçatuba, mas para toda região, é extremamente importante” , argumentou.

Atrativo

Por fim o prefeito citou que a localização privilegiada da nova base deve atrair famílias, que irão levar as crianças para ver os caminhões dos bombeiros, citando inclusive que essa região deve ser revitalizada com a instalação do Sesc no antigo Centro Cultural Ferroviário.

Participou da cerimônia representado o governo do Estado, o comandante do Corpo de Bombeiros, Alexandre Coelho Boggi, que foi nomeado nesta terça-feira. De acordo com ele, a transferência do imóvel para o Corpo de Bombeiros representa uma melhoria das instalações.

“Nós vamos fazer adequações no espaço, para que os nossos bombeiros e as nossas viaturas possam ficar bem instalados e bem posicionados e prestar um melhor atendimento à população do município de Araçatuba” , disse. Ele explicou que existe um trâmite burocrático a ser executado, mas acredita que no ano que vem as obras já possam ser iniciadas.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.