As paróquias da Diocese de Araçatuba (SP) se mobilizam para celebrar o Natal com missas na noite da véspera e também no dia em que se comemora o nascimento de Jesus.
De acordo com a Diocese de Araçatuba, na terça-feira (24), a maioria das celebrações ocorre às 20h, com exceção da paróquia Divino Espírito Santo, onde a missa ocorre às 19h; da Imaculado Coração de Maria, que será às 19h30; e da Santo Antônio 21h30, que será às 21h.
Já na quarta-feira (25), algumas paróquias, como a Sant’Ana, São Paulo Apóstolo e Divino Espírito Santo e a Capela Santa Rita não terão missas.
Em seis paróquias as missas serão celebradas pela manhã e nas outras quatro, no período da tarde.
Resgate
O vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Andradina, padre Edson Barbosa, comenta que o Natal é a festa do amor e que precisa ter o seu sentido recuperado.
“O Natal tornou uma ocasião propícia para troca de presentes, um dia de ceia festiva, noite de comer e beber. Mas devemos resgatar o verdadeiro sentido do Natal como a festa do amor. Festa que Deus revela a plenitude do seu amor à humanidade, enviando o seu filho para nos elevar até si”, explica.
Ele comenta que a data guia a humanidade a refletir sobre os valores da partilha e da simplicidade, do compromisso de uma vida de paz, igualdade e solidariedade. “É deixar a luz do menino Jesus guiar-nos para a esperança de acreditar em dias melhores, vencendo o mal e vivendo o amor”, diz.
O sacerdote lembra que há três momentos da celebração do Natal, que são a Missa do Galo, celebrada à meia-noite, a Missa da Aurora, no início do dia, e a missa do dia festivo.