A Lagoa das Flores, localizada na rua José Caetano Ruas, bairro Jardim América, em Araçatuba (SP), vem sofrendo com o acúmulo de lixo e sujeira em seu entorno.
Após receber reclamação de moradores que moram em residências próximas, a reportagem do Hojemais Araçatuba esteve no local e constatou grande volume de objetos, como garrafas pet, sacolas plásticas e outros materiais, na superfícia da lagoa.
De acordo com a empresária Simone de Oliveira, 57 anos, que mora no bairro há três décadas, a situação do local está caótica há muito tempo. Ela conta que o reservatório já alagou algumas vezes, em períodos chuvosos, mesmo após a instalação de um equipamento motorizado.
A máquina funciona no espaço para controlar o nível da água, com o intuito de evitar alagamentos. De acordo com os moradores, um funcionário da Prefeitura trabalharia no local em tempo integral, operando o equipamento.
Escoamento
No entanto, a moradora Simone relata que o alagamento acontece mesmo assim, pois a água da chuva dos bairros próximos, como o Jardim Planalto, Aclimação e Monte Carlo, é escoada pela correnteza até a lagoa, em decorrência da falta de galerias pluviais.
“Como toda a água da chuva cai ali, o lixo vai junto, por conta da correnteza que é muito forte e carrega toda a sujeira. Parece que foram lá e despejaram sacos de garrafas pet. A lagoa nunca esteve tão suja”, explica a empresária.
