Cotidiano

Lagoa das Flores sofre com lixo e abandono

Moradores do Jardim América, de Araçatuba, relatam que falta de galerias pluviais colabora para alagamento e acúmulo de sujeira no espaço

Bryan Belati* - Hojemais Araçatuba
11/12/20 às 17h55
Materiais plásticos, garrafas pet e lixo estão acumulados na margem da lagoa (Foto: Manu Zambon/Hojemais Araçatuba)

A Lagoa das Flores, localizada na rua José Caetano Ruas, bairro Jardim América, em Araçatuba (SP), vem sofrendo com o acúmulo de lixo e sujeira em seu entorno. 

Após receber reclamação de moradores que moram em residências próximas, a reportagem do Hojemais Araçatuba esteve no local e constatou grande volume de objetos, como garrafas pet, sacolas plásticas e outros materiais, na superfícia da lagoa. 

De acordo com a empresária Simone de Oliveira, 57 anos, que mora no bairro há três décadas, a situação do local está caótica há muito tempo. Ela conta que o reservatório já alagou algumas vezes, em períodos chuvosos, mesmo após a instalação de um equipamento motorizado.

A máquina funciona no espaço para controlar o nível da água, com o intuito de evitar alagamentos. De acordo com os moradores, um funcionário da Prefeitura trabalharia no local em tempo integral, operando o equipamento. 

Escoamento

No entanto, a moradora Simone relata que o alagamento acontece mesmo assim, pois a água da chuva dos bairros próximos, como o Jardim Planalto, Aclimação e Monte Carlo, é escoada pela correnteza até a lagoa, em decorrência da falta de galerias pluviais.

“Como toda a água da chuva cai ali, o lixo vai junto, por conta da correnteza que é muito forte e carrega toda a sujeira. Parece que foram lá e despejaram sacos de garrafas pet. A lagoa nunca esteve tão suja”, explica a empresária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bueiros

A costureira Eunice Guariza, 59, já teve sua casa invadida pela água da chuva duas vezes. Segundo ela, a falta de bueiros também é um agravante. “Quando começa a chover, nós já ficamos de olho na lagoa para ver se vai inundar ou não. Eu morro de medo de perder os meus móveis, igual quase aconteceu uma vez”, relata a moradora.

Resposta

Até a publicação deste texto, às 17h55, a Prefeitura de Araçatuba não havia respondido os questionamentos feitos pela reportagem. A matéria será atualizada quando o município se manifestar.

*Com supervisão de Manu Zambon

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.