Fogo
No entanto, o que desanima é a falta de consciência ambiental de algumas pessoas. “Eu fico doente quando vejo alguém derrubar uma árvore. Aqui, isso não acontece, mas em compensação, as pessoas jogam lixo e até colocam fogo. No ano retrasado, a mata ficou três dias em chamas, queimou muita coisa.”
Durante a visita da reportagem, uma pequena fogueira foi feita em um monte de folhas e lixo que estavam à beira da mata. Silva, imediatamente foi até o local, pois tinha medo de que se espalhasse, o que não aconteceu. “Graças a Deus vai apagar logo, mas uma hora isso aqui pode pegar fogo e aí ninguém segura”. Mesmo com pessoas passando pelas ruas, ninguém viu quem foi o autor.
Exemplo
Do outro lado do bairro, na rua Agenor Zanoni, outro exemplo de dedicação ao meio ambiente. Na borracharia de Erivaldo Ferreira da Silva, 42 anos, um cartaz com os dizeres “Retire suas mudas aqui” indica que no endereço há um empresário com consciência ambiental.
O ponto de distribuição é recente e em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas o engajamento de Silva com a causa começou há dois anos, assim que abriu o negócio e se mudou para o bairro. “Consegui algumas mudas com o sogro do meu cunhado e plantei na área verde (localizada em frente ao estabelecimento), onde não havia uma única árvore. Agora, recentemente, plantei mais algumas”, contou. São cerca de 20 exemplares, entre espécies nativas e frutíferas, que ele cuida diariamente.
A área verde, que deveria ser um espaço de lazer no bairro, serve atualmente apenas como pasto para animais e algumas partidas de futebol aos finais de semana. O trecho utilizado para o plantio é pequeno, quando comparado ao tamanho da área, mas a expectativa é que as árvores cresçam e se tornem um ponto de encontro do bairro.
“Todo mundo quer uma sombra e quando você está debaixo de uma árvore o ar é diferente. Fora que eu gosto muito de plantas”, disse sobre a iniciativa.
A atitude de Silva foi copiada por outro comerciante, na quadra ao lado, que também plantou algumas mudas. E há ainda a intenção de um grupo de moradores de fazer o plantio ao redor de toda a área. Esse mesmo grupo teria firmado parceria recente com a Prefeitura para tomar conta do local e utilizá-lo para atividades esportivas.
A dedicação do limpador de vidros Edvaldo da Silva Santos e do empresário Erivaldo Ferreira da Silva serviu de inspiração para um grupo de moradores dos bairros Etemp e Jardim Atlântico montar uma comissão para trabalhar em prol da conservação e manutenção de áreas públicas.
Intitulada “Meu bairro em transformação - #euAmoEtemp”, o grupo tem 12 integrantes e quer acabar com o descarte irregular de lixo e entulho nos bairros, promover a conscientização ambiental e ainda revitalizar espaços públicos abandonados.
A funcionária pública estadual Andréa Alves da Silva, de 48 anos, explicou que foi feita uma reunião com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Clube da Árvore, Guarda Municipal, Polícia Ambiental e do vereador Alceu Batista de Almeida Júnior (PV), para falar sobre os problemas enfrentados. “Estamos pedindo apoio, pois muitas vezes o trabalho do Edvaldo e do Erivaldo não tem respaldo. Ele faz o outro vem e destrói. Precisamos intensificar a fiscalização e conscientizar, começando pelos moradores do bairro”, disse.
Entre os pedidos, Andréa destaca a instalação de placas indicando que é proibido jogar lixo no local, a colocação de um alambrado cercando a área, calçamento e maior fiscalização no cumprimento da lei de postura.
Na ocasião, os moradores tiveram uma palestra sobre a importância da reciclagem e preservação ambiental.
Rondas
A Prefeitura informou, em nota enviada pela assessoria de imprensa, que a mata do Etemp foi inserida nas rotas da fiscalização ambiental e receberá rondas com maior frequência. Placas serão instaladas quando for possível e a colocação de alambrado e construção de calçadas precisam de projeto ainda.
O Executivo destacou ainda que a iniciativa dos moradores de se unirem é de grande valor e importância, "haja visto que os problemas que ocorrem no bairro são gerados por próprio moradores não conscientes da importância da preservação ambiental."
Ecopontos
A Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza cinco ecopontos na cidade, que ficam abertos de segunda a sábado, das 8h às 18h, para que a população tenha um local correto para descarte. A multa por descarte irregular de lixo é de no mínimo R$ 342.
Só em setembro, a Prefeitura aplicou três multas por descarte irregular de resíduos e duas por queimadas.