Cotidiano

Mulher de 54 anos é o primeiro caso confirmado da variante Ômicron em Birigui

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela não viajou para o exterior e não teve contato com pessoas que chegaram de viagem de outro país; Mais 298 casos positivos de covid-19 foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Birigui no boletim epidemiológico desta segunda-feira

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
10/01/22 às 16h55
É grande a procura por atendimento no pronto-socorro de Birigui (Foto: Colaboração de leitor)

Uma mulher de 54 anos que não viajou para o exterior e nem teve contato com pessoas que vieram de outro país é o primeiro caso confirmado de infecção pela variante Ômicron do coronavírus em Birigui (SP), segundo nota divulgada pela Prefeitura.

O teste em material coletado dessa mulher foi sequenciado pelo Instituto Adolfo Lutz e divulgado no sábado (8) pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Araçatuba.

Apesar de a confirmação ter sido feita agora, a paciente já ficou em quarentena por 14 dias e está recuperada. A filha também testou positivo para coronavírus e está recuperada.

Vacinação

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, ressalta a importância da imunização com as duas doses e a dose de reforço (após 4 meses de intervalo da 2ª dose) para amenizar os sintomas da doença. “Nenhuma vacina oferece 100% de proteção contra a doença, mas todas reduzem o risco de quadros graves, hospitalização e morte, principalmente após a 2ª dose”, frisa.

Ela reforça que a população deve redobrar as medidas preventivas como uso de máscara facial, a frequente higienização das mãos, uso de álcool gel, distanciamento social, ventilação natural de ambientes e evitar aglomerações.

Providências

Pessoas com sintomas gripais como febre, tosse, coriza, dor no corpo, dor de garganta e falta de ar devem procurar o pronto-socorro. O atendimento também é feito de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, na UBS 1 (Unidade Básica de Saúde), mediante agendamento pelo telefone 0800 570 7770.

Imagem: Divulgação

Casos

Mais 298 casos positivos de covid-19 foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Birigui no boletim epidemiológico desta segunda-feira. O município informa que não é possível afirmar que todos os casos são referentes ao final de semana ou de hoje.

Segundo a Prefeitura, as informações dos testes realizados na cidade não são lançadas no sistema em tempo real. Desde o início da pandemia Birigui soma 21.312 casos positivos, com 19.178 considerados recuperados. Ao todo, 612 pessoas morreram.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.