Cotidiano

Município amplia atendimento de saúde a idosos e acamados

Com frota de 38 veículos, município vacinou quase 400 acamados e iniciou a entrega de medicamentos

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
18/03/21 às 18h19
Medicamentos estão sendo entregues em casa a idosos com mais de 60 anos (Foto: Alex Tristante/Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) inicia nesta quinta-feira (18), a vacinação dos idosos acamados com idades entre 72 e 74 anos. Em dois meses de campanha, o município vacinou contra o coronavírus quase 400 pessoas que não poderiam se dirigir às unidades de saúde por estarem impossibilitados de se locomoverem. 

Nesta semana, a Prefeitura passou a oferecer mais um serviço aos pacientes crônicos acima de 60 anos, que é a entrega em domicílio de medicamentos.

Para promover esses serviços, a secretaria teve que reforçar o quadro, preparar novos profissionais e ampliar a estrutura de atendimento, inclusive para garantir a locomoção da equipe. As visitas às residências dos pacientes em toda área do município, inclusive na zona rural, dependem do transporte, que é feito com a utilização de 38 veículos.

Carros

Parte desses carros pertence à OSS (Organização Social de Saúde) Mahatma Gandhi, responsável pelo gerenciamento da Atenção Básica na cidade. Parte é do próprio município, entre eles, 16 automóveis que foram entregues no início deste ano à Prefeitura, adquiridos com recursos repassados pelo Ministério da Saúde para investir em ações de combate à pandemia.

Como a demanda é muito grande, a Secretaria de Saúde precisou pedir emprestado à Secretaria de Educação, outros oito veículos.

Remédios

Entre os pacientes crônicos com mais de 60 anos que recebem os medicamentos em casa, estão portadores de diabetes e hipertenos, que passarão a contar com consultas em domicílio ou teleconsultas para serem receitados os medicamentos.

Segundo a Prefeitura, todas as unidades de saúde possuem listas com relação dos pacientes e a entrega dos medicamentos é coordenada pelos setores de farmácias de cada unidade. Todas elas possuem farmacêuticos responsáveis que contam com a atuação de toda equipe nos serviços.

Isolamento

Em nota divulgada à imprensa, o prefeito Dilador Borges (PSDB) ressalta a importância de dar condições às pessoas de serem atendidas em casa, nesse momento crítico da pandemia.

“Toda ação que diminua a circulação das pessoas, que faça eles ficarem mais em casa, vai nos ajudar muito”, justificou.

A secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, reforça a importância dessas ações, que de acordo com ela já vinham sendo realizadas e estão sendo reforçadas com o agravamento da pandemia.

De acordo com ela, toda rede da atenção básica está trabalhando em conjunto para atender melhor os pacientes crônicos acima de 60 anos, para que eles não precisem sair de casa.

“A entrega dos medicamentos aos idosos em casa é também item importante do Plano de Contingência contra a Covid-19, para que não precisem se deslocar até as unidades de saúde em que são atendidos, garantindo-lhes maior segurança”, diz.

Segundo balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, até terça-feira (16), 370 pessoas acamadas já haviam sido vacinadas contra a covid-19, por meio de visitas em casa dos profissionais de saúde.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.