Neste final de semana, as comunidades que formam as 33 paróquias da Diocese de Araçatuba recordam os 25 anos da criação, instalação e funcionamento da diocese.
Será um momento de oração e louvor, celebrado com as velas jubilares que foram entregues aos sacerdotes durante a Santa Missa Solene Pontifical em louvor aos 25 anos de instalação, presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, em 29 de maio.
O padre Robson Suffi Hanna, que é pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes e assessor da Pastoral Litúrgica, explica que a vela é um símbolo de unidade neste ano jubilar, servindo de motivação celebrativa para todo povo diocesano.
Ele lembra que a ideia era comemorar a data no mês seguinte à missa de instalação. Entretanto, em 29 de junho foi comemorado o dia de São Pedro e São Paulo.
“Então, decidimos utilizar o último final de semana de julho para essa reflexão orante em todas as paróquias”, explica.
Ainda de acordo com o sacerdote, cada paróquia ficou responsável e livre para programar suas atividades.
“Deixamos a cargo das paróquias como utilizar a vela jubilar nesta data, preservando, contudo, o sentido de unidade e inclusão das comunidades e do povo de Deus, sendo um ato comunitário utilizando a oração do Jubileu, por exemplo”, comenta.
Para Dom Sergio, a vela jubilar é a oportunidade de consolidar a união fraterna e fiel de toda a Diocese ao amor de Deus.
“A vela representa a unidade da Diocese. É expressão da nossa fidelidade ao amor de Deus e pelo nosso esforço em sermos fiéis ao Senhor, pela comunhão entre nós e pela Igreja Diocesana”, afirma. (Assessoria de comunicação da Diocese de Araçatuba)