Cotidiano

Praça do Guanabara está no escuro há mais de 60 dias

Segundo morador, além das lâmpadas dos postes terem queimado, a fiação foi furtada

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
16/04/21 às 16h10
Foto tirada esta semana no local mostra uma das partes da praça totalmente no escuro (Foto: José Luís Py/Colaboração)

A praça Seisaburu Ikeda, popularmente conhecida como praça do Guanabara, de Araçatuba (SP), está há mais de 60 dias no escuro. O local sempre foi frequentado por pessoas do bairro e de outras regiões e é exemplo da parceria da população com o poder público.  

O morador José Luís Py contou ao Hojemais Araçatuba que a praça está sem iluminação praticamente desde janeiro. De acordo com ele, no final do ano de 2020, o lugar chegou a ser enfeitados com luzes natalinas. Em janeiro, algumas lâmpadas dos postes queimaram, após seis meses de uso. 

José Luís procurou a Prefeitura e chegou a fazer uma postagem em rede social sobre o caso. Um vereador ofereceu para ajudar a resolver o problema na administração municipal, mas ele ficou doente e impossibilitado de dar andamento.

Além das lâmpadas queimadas, a praça ainda foi alvo de criminosos, que furtaram a fiação da praça, em março. 

Segundo o morador, a praça está totalmente no escuro e atraindo moradores de rua, além de servir de local para usuários de droga. “De cartão postal ao descaso”, destaca o morador, que é filho de Zoraide Marques Almeida, conhecida como Dona Zô, que morreu em 18 de abril de 2019. Dona Zô revitalizou a praça e cuidou do espaço por 20 anos, tanto que muitos noivos procuram o lugar para fazer fotos de casamento.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, que disse que as lâmpadas já foram solicitadas pelo novo detentor da ata de preço e que estão aguardando a chegada do material para que a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) possa instalar. 

No entanto, o Executivo não informou nada sobre a instalação de uma nova fiação e qual seria o prazo para normalizar a iluminação na praça, conforme questionado pela reportagem. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.